domingo, setembro 18, 2005

A arte de classificar 1.1

Classificações Filosóficas

Denominam-se classificações filosóficas, classificações do conhecimento, classificações metafísicas ou classificações das ciêcias as criadas pêlos filósofos com a finalidade de definir e hierarqui­zar o conhecimento. Surgiram quando os sábios compreenderam que o Universo é um sistema harmónico, cujas partes estão dispostas em relação ao todo, que há uma hierarquia das causas e dos princípios e, portanto, uma hierarquia e uma relação entre as ciências que os estudam, e resolveram esquematizar estas hierarquias, criando as classificações filosóficas.

Ernest Cushing Richardson admite que a classificação teve início quando o homem começou a dar nome às coisas. O "ato de classificar", diz ele, "fez do macaco um homem".

Richardson, apoiado por Berwick Sayers, considera que o primeiro filósofo a se preocupar em classificar as ciências foi Platão (428-347 a.C.), que, na República, dividiu o conhecimento em: Físi­ca, Ética e Lógica.

Outros autores, como Lahr e Ingetraut Dahlberg, pre­ferem indicar a história das classificações filosóficas com Aristóteles (384-322 a.C.). A ele se deve a divisão dicotômica (divisão em dois) das coisas, a divisão tritônica do conhecimento e a origem dos predi­cáveis de Porf írio.

Aristóteles tomou por base de sua classificação o fim ao qual se propõem as ciências e as dividiu em ciências teóricas, ciências práticas e ciências poéticas, conforme as três operações principais: pensar, agir e produzir.

As ciências teóricas, limitando-se a constatar a verdade, são a Matemática, a Física e á Teologia.

As ciências práticas, determinando as regras que devem diri­gir nossos atos, são a Moral ou a Ética, a Economia e a Política.

As ciências poéticas, indicando os meios a usar na produção de obras exteriores, são a Retórica, a Poética e a Dialética.

Porfírio, filósofo grego do século IV, aplicando o princípio de oposição de Platão e Aristóteles, apresentou uma classificação dicotômica, citada em todos, as compêndios de classificação biblio­gráfica, para explicar o processo de divisão das classes., chamada "Árvore de Porfírio", mas também conhecida como "Árvore de Remée", porque foi divulgada no século XVI pelo filósofo francês Pierre de Ia Remée. Segue-se a Árvore de Porfírio.

Nenhum comentário: