quarta-feira, outubro 19, 2011

A nova Fronteira do Jogos


FoldIt é um jogo de computador experimental sobre o enrolamento das proteínas, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Washington e o departamento Computer Science and Engineering e Bioquímica (diversas pessoas desenvolveram também o Rosetta@home). A primeira versão pública do jogo fora lançada em Maio de 2008. FoldIt segue o princípio de ser um Jogo com um propósito, trazendo sempre paradigmas aos jogadores e, assim, faz do ato de joga-lo, uma colaboração para a resolução de problemas onde os computadores não conseguem resolver.
Em 2011, os jogadores on-line do FoldIt decifraram a estrutura cristalina de uma proteina retroviral M-PMV, que está diretamente relacionada com o vírus da AIDS. Os jogadores produziram um preciso modelo 3D da enzima em apenas 10 dias. Problema este que perpassou uma década sem que houvesse resolução.

O uso pedagógico do jogos é uma área que vai integrar trabalho e diversão e aprendizagem em um mesma plataforma.
Desenvolver competências é um oportunidade que se abre ao profissional da área de Games.
Com aplicações diretas em diversas áreas desde saúde engenharias e educação.
Heberle Babetto


Onde Jogar e baixar : 
http://fold.it/portal/

aplicações do Foldit
O grupo de jogadores do game Foldit conseguiram resolver, um problema de biologia molecular. O jogo de constituição e funcionamento de proteínas foi desenvolvido por estudantes da Universidade Washington em 2008 e pode ser jogado por qualquer pessoa, ele coloca pessoas para competir e desdobrar cadeias aminoácidos usando ferramentas online.
O tal problema de biologia molecular é uma enzima de um vírus similar ao da AIDS, que estava afetando um macaco apelidado deRhesus. Tetando resolver o problema os jogadores criaram o modelo da enzima em 3D e em três semanas.
Segundo o jornal Sydney Morning os cientistas esperam que com a nova descoberta possam ter novas perspectivas no desenvolvimento de anti-corpus destinado a manter uma saúde normal e até curar os humanos que contém o vírus HIV.
O “quebra-cabeça” já vinha sendo estudado por cientistas 
(de verdade)
 há mais de dez anos, com fracassos um cientista polonês resolveu então manda-lo para o Foldit, ele acreditava que alum gamer poderia decifrar o que tantos cientistas quebravam a cabeça, e assim se fez.
Agora os cientistas estão de olho no game para saber se os jogadores do game possam resolver problemas como desenvolver drogas ou criar biocombustíveis para a humanidade.
Quem iria imaginar que algo que pode ser tão importante ao ser humano poderia ser “resolvido” em um game? É a revolução chegando aos games, simples jogadores resolvendo questões mundiais.
Para visitar a página oficial do game Foldit clique aqui!


“Os jogos são  uma quebra  cabeça”

Foldit é o nome de um jogo onde se manipulam proteínas, criado pela Universidade de Washington, numa colaboração entre os departamentos de Engenharia e Ciência Computacional e de Bioquímica.
O jogo é composto por vários tutoriais que explicam ao utilizador como funcionam as proteínas, como estas podem ser moldadas. 
Periodicamente, o utilizador recebe atualizações com novos puzzles de proteínas reais para desvendar.
Consoante as alterações feitas pelo utilizador, é fornecida uma pontuação, baseada na proximidade ao modelo real de cada proteína.
Existem modelos computacionais para descobrir os modelos das proteínas, mas a complexidade destas, impede que esse trabalho seja tão fácil como parece, deixando espaço para que pessoas como os jogadores de Foldit, possam desempenhar funções cientificas, descobrindo esses mesmos modelos.
Em 2008, a comunidade do jogo demorou apenas 10 dias para recriar um modelo de uma estrutura cristalina de uma protease retroviral, que estava a ser estudada há mais de 10 anos pelos cientistas.

                                                                                           video  tutorial 




saiba mais em

Nenhum comentário: