segunda-feira, abril 30, 2007

Como indexar todos o seres humanos do planeta



Todos os habitantes da Terra indexados!

Equipe do Spock: mordomias no Vale do Silício
Ambição é isso aí: a mais nova sensação da web 2.0, o site Spock, pretende indexar todos os seres humanos!
Por enquanto, diz Jaideep Singh, o presidente do Spock, já estão no papo, ou melhor, nos servidores da empresa, 100 milhões de pessoas, representando 1, 5 bilhão de registros de dados. É mole?
O Spock tem sede no Vale do Silício, na Califórnia, mas executivos de nome e sobrenome indiano. Além de Singh, o outro rosto importante da empresa é Jay Bhati, ex-Microsoft.
Estou na fila para testar o beta fechado do Spock, então não posso, ainda, dizer nada sobre a qualidade do serviço. A idéia é ser uma referência para encontrar pessoas mais completa e mais informal e relaxada que, digamos o LinkedIn, um serviço que já é suficientemente interessante.
Singh estima que 30% das buscas na web são relacionadas a pessoas – daí a relevância de seu mecanismo. Ele convenceu gente importante a botar verdinhas em sua idéia. Os fundos Opus e Clearstone, que bancou na infância iniciativas bacanas como o mecanismo de micropagamentos PayPal, são os os donos do dinheiro.
A confiança no sucesso do projeto é tanta que o Spock está recrutando para início imediato, prometendo para os programadores, entre as mordomias, monitores LCD gigantescos e um Mac ou PC zero KM. Além, é claro, do que já é uma tradição no Vale do Silício: almoços grátis e “toneladas de snacks” o dia inteiro. Se você quiser arriscar, o endereço é http://www.spock.com/jobs.

Nenhum comentário: