terça-feira, janeiro 03, 2006

ENSAIOS DE AMOR

Livro: ENSAIOS DE AMOR Autor: Alain de Botton Tradução:Fábio Fernandes ISBN:85-325-0678-X Páginas:228 Formato : 14x21 Preço : R$ 31,50

O luar e as histórias de amor nunca estão fora de moda, já dizia o pianista Sam, na canção As time goes by. Existem explicações para isso. No Simpósio de Plantão, Aristófanes arrisca um palpite. Segundo ele, os seres humanos eram hermafroditas tão poderosos e arrogantes que Zeus foi forçado a cortá-los em dois, numa metade masculina e outra feminina. E, desde esse dia, cada um deseja se reunir à metade da qual foi separado.

O fato é que essa busca vem gerando obras geniais, como Ensaios de amor, de Alain de Botton – um jovem e talentoso escritor que desponta no mercado europeu. O livro tem um enredo simples como toda boa história de amor. Primeiro, o encontro casual. Num vôo entre Paris e Londres, uma pessoa se senta ao lado do narrador. Havia uma grande chance de ser um chato de galocha. Mas foi Chloe, por quem ele se apaixona, em algum momento entre o controle de passaportes e a alfândega.

Segue-se a sedução, o jantar, o vinho, uma noite de amor e um relacionamento. O tempo faz o estrago: rotina, aborrecimentos e mesquinharias. A separação é inevitável, acompanhada de uma ameaça de suicídio e, enfim, um jantar para esquecer tudo aquilo, onde o narrador tem um encontro casual com Raquel.

Esse círculo tão vicioso quanto delicioso é temperado por Alain de Botton com personagens extremamente vivos, humor, gráficos inusitados e citações de Kant, Nietzsche, Pascal, Goethe e Freud. Apesar do título, Ensaios de amor não tem nada de acadêmico. Muito pelo contrário: "O amor é o assunto menos acadêmico que existe. É uma coisa fluida, misteriosa, a qual você tenta impor ordem e ela explode na sua cara. Mesmo assim sempre vale a pena continuar tentando."

Nenhum comentário: