terça-feira, janeiro 03, 2006

NOS MÍNIMOS DETALHES

Livro: NOS MÍNIMOS DETALHES Autor: Alain de Botton Tradução:Marta Schmidt ISBN:85-325-1149-x Páginas:244 Formato : 14 X 21 Preço : R$ 24,50

Mestre da mixagem de erudição pop com um vitorioso discurso sobre o amor, o charme dos livros de Alain de Botton é a combinação perfeita de dois poderosos trunfos: ternura e intelecto, permeiam as narrativas do jovem escritor, posicionado na linha de frente da nova ficção britânica.

Em Nos mínimos detalhes, ele serve uma engenhosa história de amor e um inquérito sobre a natureza da biografia e do conhecimento do outro nos levando a refletir que "...o estado de amor é um símbolo imperioso do significado de perceber as pessoas de maneira equivocada, escrevendo biografias de má qualidade".

Através de um narrador travestido de biógrafo ardente e amante inquisidor, o livro parte do fim de um relacionamento, turbinado pelas inevitáveis acusações de egocentrismo, falta de autoconhecimento e narcisismo. Para acertar esta conta, o narrador se propõe a escrever a biografia da próxima pessoa que entre em sua vida: Isabel Rogers, 20 e tantos anos, nem feia nem bonita, nem incrível nem desinteressante, ocupada com um emprego banal em Londres – uma pessoa comum.

De Botton dá um show de humor e saber literário e filosófico, passeando pela história das idéias e da cultura ocidental com referências às leituras de Platão, Shakespeare, Thackeray, Proust, Tolstói, Salinger, e analisa o envolvimento de biógrafos com seus personagens. Perguntas a uma silenciosa protagonista sobre seus pensamentos podem levar à digressões sobre a natureza da memória, via James Joyce.

A obra é temperada com formulações irresistíveis mostrando que o processo de intimidade envolve o oposto da sedução, quando a narrativa mostra exatamente como a intimidade pode se tornar encantadora. Afinal biógrafo e biografado são envolvidos romântica e eroticamente. Aí está porque se tem mais que prazer com este romance. Depois desta leitura não se olhará as biografias nem affairs amorosos da mesma forma

Nenhum comentário: