quinta-feira, dezembro 06, 2007

Modelada a maior partícula não-viral já cristalizada até hoje


Cientistas conseguiram modelar a maior partícula não-viral já cristalizada até hoje. O estudo é um passo importante no desenvolvimento de partículas carregadores de medicamentos. Os cientistas esperam que essas partículas possam ser programadas para levar os medicamentos ao ponto específico do organismo onde eles são necessários, aumentando a sua eficácia e reduzindo ao mínimo os efeitos colaterais das quimioterapias.

Vaults

A nova partícula é uma espécie de nano-barril, conhecida tecnicamente como vault (caverna ou adega, em formato abobadado). Sua estrutura foi desenvolvida por cientistas da Universidade da California, nos Estados Unidos.

Essas "partículas cavernosas" são encontradas no citoplasma de todas as células dos mamíferos e acredita-se que desempenhem um papel importante no nosso sistema imunológico. Elas são uma espécie de cápsula de remédio desenvolvida naturalmente - já que são ocas, podem carregar qualquer virtualmente qualquer substância.

Biocápsula

Utilizando modelagem por computador e técnicas de difração de raios-X, os cientistas agora deram um passo essencial para conseguir reproduzir essa biocápsula de forma sintética - eles descobriram qual a estrutura atômica de partícula com as mesmas características da partícula natural. Esta estrutura não é uma cópia da partícula biológica, mas um projeto totalmente novo e diferente dos seus equivalentes naturais, embora possa cumprir as mesmas funções.

A casca da biocápsula é formada por 96 cadeias de proteínas idênticas - cada uma formada por 873 aminoácidos - dobradas em 14 domínios. Cada cadeia forma uma espécie de degrau do corpo da cápsula, assim como as tampas que fecham suas extremidades.

Bibliografia:
Draft Crystal Structure of the Vault Shell at 9-Å Resolution
Daniel H. Anderson, Valerie A. Kickhoefer, Stuart A. Sievers, Leonard H. Rome, David Eisenberg
PLoS Biology
November 2007
DOI: 10.1371/journal.pbio.0050318

Links desta notícia
University of California

PLoS Biology

Nenhum comentário: