terça-feira, dezembro 18, 2007

toximodernidade de todos nós...

Biólogo americano cria medidor de nanotóxicos

Por Rodrigo Martin de Macedo

Frank Chen, biólogo do Lawrence Berkeley National Labs, na Califórnia, Estados Unidos, deu um passo além na pesquisa de nanomateriais e criou uma máquina capaz de medir quão tóxicos determinados nanomateriais são ao organismo humano.

Segundo o site NewScientist, o uso cada vez maior de nanomateriais em todos os campos, inclusive na área médica, mostra a importância de compreender melhor suas toxicidades.

O fato é que diversos nanomateriais, como nanotubos de carbono, são tóxicos às células humanas se houver alta concentração. Entretanto, os pesquisadores ainda não compreendem realmente os mecanismos moleculares e celulares por trás destes efeitos.

Chen acredita que os efeitos quânticos possuem papel importante na interação entre os nanomateriais e o maquinário molecular das células, e seu invento é uma maneira de testar estes efeitos.

Patenteada recentemente, a máquina mede a reação biológica, como inflamações e morte celular, quando as células são expostas a nanomateriais. O pesquisador afirmou que sua invenção funciona bem e provê resultados confiáveis, o que pode trazer uma solução na tentativa de descobrir como estes materiais trazem riscos à saúde.

A patente em inglês pode ser lida, na íntegra, no endereço tinyurl.com/yu6n6b.

Magnet

China Tox

Nenhum comentário: