domingo, dezembro 11, 2011

educação otimizada: novos designers educacionais

Software ajuda na sala de aula 
e faz sucesso na web  - aulas
Novas formas de relacionamento permite ao professor dar suporte e apoio aos processos de aprendizagem e construção do conhecimento.




Professor usa exercícios do software livre na sala de aula
JIM WILSON/THE NEW YORK TIMES




San Jose, Estados Unidos. Um professor de matemática da nona série em uma escola pública nos Estados Unidos tem uma espécie de "olho mágico", que mostra o que acontece no cérebro de seus alunos. Ele pode ver que uma aluna sentada no canto da sala está fazendo exercícios de geometria e que o garoto de cabelos cacheados está com dificuldades em um exercício sobre equações.


A jornada matemática de cada aluno aparece no computador portátil que o professor carrega na sala de aula. Ele para em cada mesa, oferecendo dicas e ajuda.


O programa utilizado na classe é o fruto de Salman Khan, expert em matemática que, aos 35 anos, se tornou uma sensação no YouTube com vídeos da "Khan Academy Math", de lições em matemática que são vistos, em média, mais de 3,5 milhões de vezes a cada mês.

O software desenvolvido por Khan consiste em um sistema sequencial de exercícios que oferece, também, lições dos temas matemáticos que podem ser assistidas online. Os alunos assistem aos vídeos, fazem os exercícios, e têm suas médias e resultado coletadas e enviadas ao professor.




O software não apressa os alunos, fazendo com que eles só passem para o próximo tema quando dominarem o anterior.

O website do "Khan Academy" oferece 2.700 vídeos explicativos e uma constelação de exercícios. Os alunos até recebem prêmios por completarem séries de exercícios corretamente.

Para os professores, há um quadro analítico do desempenho da sala em conjunto e de cada aluno individualmente, com um mapa detalhado dos temas e seus graus de compreensão.

Mas o programa gera polêmica. Para alguns especialistas, a ferramenta será de grande utilidade nas salas de aula, oferecendo aos professores informações mais detalhadas dos desempenhos e aos alunos, formas interativas e mais tecnológicas de se aprender matemática. Para outros, o software não passa de uma camuflagem para o aprendizado analógico da matemática.


Traduzido por Luiza Andrade

Nenhum comentário: