domingo, dezembro 11, 2011

seres holográficos: novas formas de representação da realidade


Testes de funcionários "holográficos" no aeroporto de Paris



Sua viagem pode ficar muito mais agradável, se outros aeroportos em todo o mundo seguirem o exemplo da França. Em Paris, o aeroporto está testando agentes virtuais de embarque usando o que os funcionários estão chamando de " hologramas 2-D."

O " holograma 2-D" são simples - e não realmente holográficos - mas o resultado final ainda é bastante encantador. Os funcionários  virtuais são uma projeção de vídeo jogado contra um recorte plexiglass de forma humana. 

Quando um avião está pronto para os passageiros, membros da equipe humana só tem que pressionar um botão e o atraente agente virtual de embarque vai aparecer , executado através de uma mensagem pré-gravada. Paris testou a mostra virtual  por cerca de um mês, e, como você pode ver no vídeo abaixo, eles definitivamente chamam muita atenção.

Então, por que um agente de embarque "holográfico" será um fator positivo? Bem, eles nunca vão ser mal humorados, ou desorganizados por exemplo, e uma mensagem pré-gravada significa que você vai ouvir sempre claro e não uma bagunça . Seria bom um pouco mais de interatividade, como a capacidade de ouvir a mensagem em um idioma diferente ou para fazer as perguntas certas ao  agente, mas é um começo muito bom.

As implicações para a terceirização, aplicações de EAD, comunicação, humanização das interfaces, armazenamento de informação não são tão evidentes em um primeiro momento, mas sinalização com grande impacto nos processos e serviços para toda indústria gráfica e de comunicação bem como o campo da educação e treinamento.
Já a implicações éticas, devem ser investigadas com carinho...pois sempre qualquer nível de automação mexe com a malha produtiva, já que essa cadeia virtualisada tende naturalmente a destruir empregos, familias, consumidores e agentes da cadeia de produção e distribuição, aliado ao fator de custo, treinamento e otimização se mostram como soluções controversas e interessantes.
Me vem a mente o celular da Star Wars onde a princesa LEIA usa o inter-comunicador e se comunica com hologramas a incrível a sala de holodeck de Jornada da Estrelas , se tratam de novas interfaces, como cavernas virtuais, ambientes de simulação e novas formas de interação e aprendizagem.

Heberle Babetto







Nenhum comentário: