Tipos de sistemas de classificação. Os sistemas de classificação podem ser classificados de vários modos, conforme a característica tomada por base da divisão.
Segundo o tipo de característica ou qualidade escolhida para base da classificação, as classificações podem ser: naturais, quando derivadas da aplicação de característica natural, ou inseparável do objeto, e artificiais, quando originárias de aplicação de características artificiais ou mutáveis.
Segundo a finalidade a que se destinam podem ser: sistemas de classificação filosóficos ou sistemas de classificação bibliográficos.
As. classificações filosóficas são as criadas pêlos filósofos, com a finalidade de definir, esquematizar e hierarquizar o conhecimento, preocupados com a ordem das ciências ou a ordem das coisas.
As classificações bibliográficas são sistemas destinados a servir de base à organização de documentos nas estantes, em catálogos, em bibliografias etc.
Segundo o campo do conhecimento que abrangem, os conceitos incluídos, as classificações podem ser divididas em classificações gerais ou enciclopédias e classificações especializadas.
As classificações gerais apresentam a ordenação de todo o conhecimento humano e as especializadas ocupam-se de um ramo deste conhecimento.
As classificações gerais podem ser filosóficas, como as de Bacon, Comte etc., ou bibliográficas, como aquelas de Dewey, Bliss, Cutter, Ranganathan etc.
As classificações especializadas podem ser científicas, como a classificação das plantas feita pelo naturalista sueco Cari von Linné, ou bibliográficas, como a Classification for Medicai Librarias, de Eileen R. Cunningham. fonte:PIEDADE, Maria Antonieta Requião, Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: ed. interciênica, p. 52, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário