quarta-feira, agosto 09, 2006
WEB 2.0
Nome
AvaliaçãoINFO
Data
AjaxSketch
Serviço para a criação de desenhos e diagramas diretamente no browser. Exporta os resultados em vários formatos, incluindo JPG e SVG. O AjaxSketch roda somente no browser Firefox.
Flickr
É o mais popular serviço de publicação de fotos na web.
Zooomr
Considerado por alguns como o sucessor do Flickr, o Zooomr ainda tem alguns problemas, como a lentidão das páginas. Em compensação, capricha nos recursos extras.
Para começar, já está com a interface traduzida para 16 línguas, incluindo o português. Outro adendo bacana é o suporte direto a geotagging (indicar, em um mapa, o ponto onde a foto foi tirada). Também é possível enviar e associar um arquivo de som a uma foto. O Zooomr permite fazer login usando serviços já existentes, como o nome de usuário do Google ou do blog LiveJournal.
Zoto
Serviço de armazenamento e compartilhamento de fotos.
Video LoG
Writely:
Recentemente adquirido pelo Google, o serviço Writely é um dos mais poderosos editores de texto da web, podendo substituir um software no micro para a maioria dos documentos. Ele conta com recursos de formatação de texto e parágrafos, além de inserção de imagens e tabelas. O que fica faltando é uma verificação ortográfica em português. O Writely importa arquivos do Microsoft Word do micro, além de gerar PDFs e permitir a publicação dos textos em blogs, sendo compatível com vários serviços e sistemas dedicados, como o Blogger e o Wordpress. Depois da aquisição pelo Google, o Writely fechou temporariamente o serviço para novos usuários, prometendo reabrir as inscrições quando seus servidores migrarem para o Google.
Planzo:
O Planzo é uma agenda poderosa, com diversas opções de aviso e integração. Para começar, é possível receber diariamente um resumo dos compromissos do dia, além de avisos para cada um deles individualmente. Os compromissos podem ser movidos no calendário usando o recurso de arrastar e soltar, assim como sua criação pode ser feita com poucos cliques. A agenda pode ser publicada no blog ou página web do usuário, bastando copiar um código em HTML. O Planzo também permite a visualização de compromissos de amigos que usam o serviço, assim como a criação de grupos, para facilitar a geração de eventos para uma equipe.
YouOS:
Com uma interface semelhante à dos serviços de página inicial personalizada, o YouOS, iniciativa de quatro amigos (ex-funcionários da Oracle) no Vale do Silício, traz ainda poucos aplicativos realmente funcionais. Em compensação, é mais rápido que o Goowy e o Fold. Entre as vantagens está seu editor de textos, que, apesar de bem simples, pode gerar PDFs. O ponto fraco está na interface, que ainda não mostra personalidade suficiente para diferenciá-lo como um webOS.
EyeOS:
Em termos de versatilidade, o EyeOS ganha disparado dos concorrentes. Além de rodar no site oficial, ele pode ser baixado e instalado num servidor local. Um ponto forte é a quantidade de aplicativos incluídos, que englobam editor de textos básico, agenda de contatos e compromissos, calculadora, leitor de RSS, entre outros. Ainda há alguns problemas a corrigir, especialmente quando janelas ficam sobrepostas na tela, o que causa erros de desenho.
Fold:
Assim como o Goowy, o Fold é feito em Flash, mas pode carregar em suas janelas conteúdo em HTML. Apesar de ainda contar com poucos aplicativos próprios, o Fold permite integrar rapidamente itens de outros sites, bastando indicar a página HTML. Tudo é controlado na barra superior do programa. O Fold ainda tem farpas do desenvolvimento. Nos testes, mover uma janela sobre a barra de botões resultava no aplicativo ficar travado na posição onde foi solto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário