sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Novas e Velhas Redes Sociais
Novas e Velhas Redes Sociais
Wagner Tamanaha,
Semana passada uma matéria no site do Estadão trouxe mais detalhes sobre a nova rede social Populy, ainda em fase beta, mas que pretende reunir vídeos, blogs e fotos com mais controle de privacidade que outros sites similares. O novo serviço foi desenvolvido pela Inter.net em parceria com a Intelig, responsável pela infra-estrutura de hospedagem e tráfego. A iniciativa também coincide com a comemoração de 3 anos do Orkut, rede social de maior sucesso no Brasil, como conta esta matéria publicada aqui no Yahoo! Tecnologia. A reportagem também ouviu alguns academicos, tentando entender a adoção do site pelos brasileiros. O blog Techbits listou algumas novidades recentes no serviço e até mesmo as oportunidades de marketing que foram aproveitadas por algumas empresas e membros da rede. Aliás, o sucesso inesperado e amplo do Orkut impulsionou por aqui o surgimento de inúmeras redes sociais: Beltrano, UolK (que foi lançado com o nome Uolkut), Gaia do Terra, Link do Estadão, etc, etc. O próprio Yahoo! 360 (em inglês) é outra das iniciativas na mesma sintonia. Lembro que antes disso tudo, o site Friendster chegou a ter alguma repercussão entre os brasileiros, mas foi o Orkut que mais rapidamente atraiu participantes, mesmo chegando depois. Como é um sistema fechado, no começo restrito apenas à convidados (que por sua vez ganhava o direito de convidar outros), criou-se, imagino, uma sensação de exclusividade e intimidade que foi condutor importante deste sucesso. Eu iria mais longe, talvez este foi o site que inaugurou o hábito de publicarmos fotos de nós mesmos na internet, antes dele não me lembro de associar emails e mensagens instantâneas com carinhas e rostos sorridentes em fotos 3x4 digitais, como frequentemente acontece hoje em dia :-)
Americanas Comprou Blockbuster
Pouco tempo depois de anunciar a fusão de sua operação na internet com o Submarino, comentado aqui na época, as Lojas Americanas (negociada na Bovespa sob a sigla LAME4) divulgaram a compra da rede Blockbuster no Brasil. Segundo buscas de notícias aqui no Yahoo! Cadê, o valor da transação foi de R$ 182,6 milhões e envolveu 127 lojas da rede de videolocadoras. Apesar dos planos divulgados se referirem apenas a utilização dos pontos de venda, a presença online de ambas também pode ser influenciada. O blog da Ikeda, empresa de tecnologia em e-commerce, também comentou a aquisição, lembrando que o negócio de distribuição de vídeo e DVD está hoje ameaçado pela pirataria e pelo download. Além disso, nos EUA, o modelo de aluguel por assinatura mensal, inventado pela Netflix, já é predominante. No Brasil, empresas como Pipoca Online, Videoflix e Netmovies (que incorporou a Flexfilmes), esta última citada também no blog da Ikeda, tentam reproduzir o sucesso deste novo modelo americano por aqui.
Instant Messages
"O filme do Cao Hamburguer é tão bom que ele deveria mudar de nome para Cao X-Bacon Salada". Caco Galhardo, cartunista, comentando o filme O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias em seu blog. O diretor foi selecionado para exibir seu filme no Festival de Berlim este mês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário