sábado, março 17, 2007
Qual ovolime de dados que geramos no mundo na internet?
Geramos 161 exabytes de dados em 2006
Somando todas as informações geradas pelas pessoas no mundo todo chega-se a um total de 161 bilhões de gigabytes.
Esse valor - levantado pela IDC, num estudo encomendado pela EMC - equivale a aproximadamente 3 milhões de vezes a quantidade de informações contidas em todos os livros que já foram escritos até hoje. Ou, um total de doze pilhas de livros, cada uma como 93 milhões de milhas.
Dividindo essa quantidade de dados gerados em 2006 pela população mundial, seria possível dizer que cada um dos 6,6 bilhões de habitantes da terra gerou 24 gigabytes no ano passado.
Se esse valor lhe parece alto, saiba que ele continuará aumentando nos próximos anos. Em 2010 serão gerados 988 exabytes de dados. Isso significa que, a cada ano, o aumento do número de informações criadas crescerá 50% anualmente.
As doze pilhas de livros passarão a ser 75 em 2010. E 150 gigabytes de dados serão produzidos por cada um dos terrestres.
De fotos a mensagem instantânea
Quais são os fatores que contribuem para esse espantoso aumento? A maioria das ações e dos equipamentos que usamos hoje em dia tem sua dose de contribuição.
Somente em fotografia digital foram geradas 150 bilhões de imagens no ano passado. Já o número de imagens capturadas por celulares foi de quase 100 bilhões. Segundo o IDC esse número chegará a 500 bilhões em 2010.
Já as caixas de e-mail espalhadas pelo mundo, que guardavam 253 milhões de mensagens em 1998, no final de 2006 armazenavam 1,6 bilhão de e-mails. Considerando somente os e-mails legítimos que foram mandados de uma pessoa para outra no ano passado, chega-se a um número de 6 exabytes.
Outro grande gerador de dados são os programas de mensagens instantâneas. Até 2010 existirão no mundo 250 milhões de contas em uso nesse tipo de programa.
Haja HD!!
Silvia Balieiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário