Por Rodrigo Martin de Macedo
Frank Chen, biólogo do Lawrence Berkeley National Labs, na Califórnia, Estados Unidos, deu um passo além na pesquisa de nanomateriais e criou uma máquina capaz de medir quão tóxicos determinados nanomateriais são ao organismo humano.
Segundo o site NewScientist, o uso cada vez maior de nanomateriais em todos os campos, inclusive na área médica, mostra a importância de compreender melhor suas toxicidades.
O fato é que diversos nanomateriais, como nanotubos de carbono, são tóxicos às células humanas se houver alta concentração. Entretanto, os pesquisadores ainda não compreendem realmente os mecanismos moleculares e celulares por trás destes efeitos.
Chen acredita que os efeitos quânticos possuem papel importante na interação entre os nanomateriais e o maquinário molecular das células, e seu invento é uma maneira de testar estes efeitos.
Patenteada recentemente, a máquina mede a reação biológica, como inflamações e morte celular, quando as células são expostas a nanomateriais. O pesquisador afirmou que sua invenção funciona bem e provê resultados confiáveis, o que pode trazer uma solução na tentativa de descobrir como estes materiais trazem riscos à saúde.
A patente em inglês pode ser lida, na íntegra, no endereço tinyurl.com/yu6n6b.
Magnet
China Tox
Nenhum comentário:
Postar um comentário