sexta-feira, dezembro 08, 2006
Tênis da Nike é armadilha?
Pesquisadores da Universidade de Washington mostram as ferramentas usadas no estudo
Nem os tênis escapam das falhas de segurança. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington descobriu brechas no kit sem fio que a Nike e a Apple desenvolveram para conectar tênis e os iPods. O objetivo do Nike+iPod Sport Kit é levar para o player informações sobre os exercícios físicos.
Para estudar como o dispositivo poderia afetar a privacidade dos usuários, os pesquisadores desenvolveram algumas ferramentas de monitoramento. Depois de testá-las, soltaram o alerta: usuários mal-intencionados, incluindo aí os assaltantes, podem monitorar sem dificuldades o percurso dos usuários que caminham com o acessório, em distâncias de até 18 metros.
Com menos de 300 dólares de investimento, foi possível monitorar os usuários e conferir o percurso pelo qual passavam por meio de uma aplicação baseada no Google Maps. O resultado da pesquisa pode ser visto em www.cs.washington.edu/research/systems/nikeipod/tracker-paper.pdf. Os pesquisadores desenharam vários cenários que mostram como poderia ser montado um esquema para que, por exemplo, um ladrão monitorasse os passos da vítima ou um homem ciumento espionasse por onde a namorada andava.
Vendido por 29 dólares nos Estados Unidos, o kit é composto por um sensor, instalado no tênis, e um receiver, que é ligado ao iPod. A comunicação é feita por RFID. De acordo com os pesquisadores, nem é preciso que o usuário esteja com o iPod para ser rastreado. Basta usar o tênis com o sensor.
"O que poderia ser um acessório inocente, vira uma ferramenta para espionar as pessoas", afirmam os pesquisadores. A sugestão deles para a Nike e para a Apple? Bastaria incluir um bom sistema de criptografia. Enquanto isso não acontece, o conselho que eles dão para os usuários é desligar o sensor quando não estão monitorando seus próprios exercícios...
Postado por - Débora Fortes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário