O governo brasileiro tem feitos muito esforços em desenvolver e dar apoio a aplicações brasileiras de software como soluções a nossa realidade, aplicadas desde a gestão publica, automação, workflow, rede virtuais entre outras disponíveis apra download e aplicação na sociedade.
Heberle
Um exemplo disso é o Projeto Amadeus visa o desenvolvimento de um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, baseado no conceito de blended learning. O Projeto que permite extender as experiências adiquiridas de usuários de educação a distância para diversas plataformas (Internet, desktop, celulares, PDAs, e futuramente TV Digital) de forma integrada e consistente.
Essa ampliação das formas de interação dos usuários com os conteúdos e dos usuários entre eles permite a implementação de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou socio-interacioniste do desenvolvimento humano. Com este Projeto de ambiente virtual de aprendizagem desejamos contribuir com o desenvolvimento social pela formação e educação para todas(os) e ao longo de toda vida e para além das fronteiras que separam os estados e as nações.
Já o I-Educar foi desenvolvido originalmente pela Prefeitura de Itajaí-SC e adaptado para o portal do Software Público pela Cobra Tecnologia.
O I-educar é um sistema de gestão escolar que tem como uma de suas principais vantagens à centralização das informações de todas as escolas municipais em um banco de dados único, controlando o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos.
Funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários, são realizados de forma integrada. Todos os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo Ministério da Educação para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real.
O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola. A gestão da escola feita de forma sistemática diminui a carga de trabalho de todo corpo administrativo da escola e da secretaria, resultando mais tempo livre para o desempenho de outras atividades.
O projeto ASES é uma ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo.
Algumas funcionalidades: * Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG); * Avaliador de CSS; * Avaliador de HTML (4.01 e XHTML); * Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata); * Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.
O Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).
Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.
O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes.
Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.
"Muito útil para futuras migrações e aplicações de biblioteconomia na tv digital.
Existem muitas soluções que podem ser implantados no âmbito de uma biblioteca para ampliar serviços e aumentar o mix de produtos informacionais."
Heberle Babetto
para participar dessa iniciativa
e fazer download das aplicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário