terça-feira, março 17, 2009
aplicação de metadados ao contexto digital
A questão de portar a informação na internet sempre foi teve um problema, como revocar essa informação e permitir os usuários encontrá-las do modo mais eficiente e eficaz, o uso de metadados sempre se mostrou um modo eficaz de mapear a informação,
já esta disponível uma solução aberta se trata do Xemelê - Interatividade Web.
que pode ajudar a bibliotecários a otimizarem os portais de suas bibliotecas!
Heberle
Sobre o XEMELÊ
Xemelê para nós é interatividade e colaboração na rede.
Trata-se de um termo fantasia derivado da denominação do protocolo XML (Extensible Markup Language -- padrão de linguagem para comunicação entre sistemas via web). Desde 2003, nas primeiras conversas com o ministro Gilberto Gil sobre as possibilidades de uso da Internet nos programas e ações do Ministério da Cultura, as novas funcionalidades de distribuição customizada de conteúdo baseadas no protocolo XML e no RSS sempre estiveram em destaque.
Para facilitar a comunicação, e sob a influência das conversas no coletivo ‘Projeto Metáfora‘, logo transformamos XML em verbo: “xemelizar” conteúdos. De fato, o XML é o grande facilitador da comunicação interativa entre sistemas, aplicações e usuários na rede. Facilitar a comunicação e a interatividade (a web leitura / escrita), explorar a conversa em tempo real na rede, tudo isso virou sinônimo de Xemelê para a equipe responsável pelo desenvolvimento das soluções web do MinC.
Neste momento em que estamos lançando um espaço no Portal do Software Público para compartilhamento de soluções desenvolvidas pela equipe do Ministério da Cultura, que promovem a interatividade e os processos colaborativos na rede, 'Xemelê' se apresenta como o nome ideal para simbolizar o trabalho de desenvolvimento em software livre do Ministério da Cultura na gestão Gilberto Gil.
Existe um grupo busca que compartilhar soluções para fomento da comunicação interativa e dos processos colaborativos utilizando a plataforma Internet.
Estamos falando de ferramentas para gerenciamento de sites, blogs, chats, wikis, e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, etc.
Para o código (até o momento) utilizamos HTML, PHP, JavaScript, Jquery, e banco de dados MySql. Entretanto é importante destacar que a comunidade Xemelê busca atender ao público que não domina código, mas ainda assim deseja explorar o potencial de comunicação interativa e colaboração da Internet.
para se inteirar e aproveitar os recursos do Xemelê
protocolo XML
disseminação seletiva através de distribuição customizada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário