terça-feira, agosto 16, 2016

10 livros que estão na lista de favoritos de Carl Sagan

 (Foto: Reprodução)
Poucos foram os cientistas que conseguiram ocupar um lugar tão especial na vida de tanta gente como Carl Sagan. A série Cosmos que ele produziu e apresentou em 1980 ficou marcada não apenas na memória intelectual de muitas pessoas, mas também se firmou como uma verdadeira recordação afetiva, uma experiência pessoal capaz de transformar o jeito como se enxerga a realidade. O programa influenciou toda uma geração a refletir de forma mais profunda e filosófica sobre o universo e também sobre o papel que desempenhamos nele. A forma poética como o astrônomo compartilhava sua paixão pela ciência com os telespectadores inspirou muita gente a seguir por carreiras científicas.
É de se imaginar que o gosto literário de alguém que mescla tantas áreas do conhecimento em suas análises também reflita esta tendência à multidisciplinaridade – e é justamente isso o que vemos na lista de leitura que o pessoal do site Brain Pickingsencontrou. Escrita no outono de 1954, quando Sagan tinha apenas 19 anos, as obras incluídas vão além das áreas em que atuava diretamente, como astrofísica e cosmologia, e abrangem referências de história, filosofia, religião, artes, ciências sociais e psicologia.
Confira alguns títulos:
Ilusões Populares e a Loucura das Massas – Charles Mackay (Extraordinary Popular Delusions)
Saiba mais aqui. Baixe em inglês aqui.
The Uses of the Past: Profiles of Former Societies – Herbert Joseph Muller (Os Usos do Passado: Perfis de Sociedades Antigas, em tradução livre – sem edição em português)
Saiba mais aqui.
O Imoralista – André Gide (The Immoralist)
Saiba mais aqui.
Education for Freedom – Robert Maynard Hutchins (Capítulo um: “The Autobiography of an Uneducated Man”. Educação para a Liberdade / A Autobiografia de um Homem Ignorante, em tradução livre – sem edição em português)
Saiba mais aqui.
Young Archimedes and Other Stories – Aldous Huxley (O Jovem Arquimedes e Outras Histórias, em tradução livre – sem edição em português)
Saiba mais aqui.
Timeu – Platão
Baixe em português aqui.
Who Speaks for Man?  – Norman Cousins (Quem Fala Pelo Homem?, em tradução livre – sem edição em português)
Saiba mais aqui.
A República – Platão
Baixe em português aqui ou em inglês aqui.
A History of Western Philosophy – W. T. Jones (Uma História da Filosofia Ocidental, em tradução livre – sem edição em português)
Saiba mais aqui.
But We Were Born Free – Elmer Holmes Davis (Mas Nós Nascemos Livres, em tradução livre – sem edição em português)
Saiba mais aqui.
E a lista completa, escrita à mão pelo próprio Sagan:
Lista de leitura completa escrita à mão por Carl Sagan em 1954 (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário: