terça-feira, julho 18, 2006

Carro de Leonardo da Vinci em exposição

Cientistas italianos recriam carro de Leonardo da Vinci

Frances Kennedy de Roma

BBC

Cinco séculos depois de sua morte, cientistas italianos finalmente conseguiram interpretar o projeto de Leonardo da Vinci para um carro, e recriá-lo. A invenção é considerada um precursor do automóvel moderno.

O projeto de uma carroça que se move por si só e que aparece no Codex Atlanticus - um dos cadernos de notas de Leonardo da Vinci - sempre intrigou estudiosos, em parte porque a documentação estava incompleta.

Agora, especialistas em Florença, na Itália, conseguiram recriar o carro idealizado pelo mestre renascentista e fazê-lo funcionar.

O resultado é um veículo de madeira de um metro que pode se mover sozinho e está em exposição no Museu de História da Ciência de Florença até junho.

Interpretação falsa

Durante mais de um século, estudiosos de Da Vinci se debateram com a página 812R do Atlanticus Codex. Outras páginas continham invenções espantosas, de uma bicicleta a um submarino.

Uma variedade de modelos foi construída, com base na carroça de madeira de Leonardo da Vinci, mas ninguém conseguiu fazê-los funcionar por causa de um erro de interpretação.

Todos eles pensaram que a capacidade motriz vinha de um feixe de molas. O problema foi resolvido quando o estudioso destacado Carlo Pedretti desconfiou que o que impulsionava o carro eram duas molas completamente diferentes dentro de tambores sob o veículo.

O feixe de molas em que os engenheiros sempre se concentraram era, na verdade, um sistema de direção rudimentar.

Pedretti passou anos trabalhando com um especialista em robótica dos Estados Unidos para criar modelos digitais dinâmicos do carro de Da Vinci e ajustar os mecanismos.

O cientista acredita que o veículo provavelmente foi desenhado como uma curiosidade para alguma festa da nobreza renascentista, evento onde era comum que artistas e engenheiros mostrassem seu trabalho.

Mesmo em uma ocasião tão frívola, a busca de Leonardo da Vinci por inovações não teve paralelos, aproximando-o da idéia de um veículo motorizado séculos antes de ela ser inventada.

Nenhum comentário: