quinta-feira, julho 27, 2006

Licenciamento de música sem dor...

(Reuters) - O processo de licenciar música para um comercial, programa de TV ou para o cinema é demorado e muitas vezes resulta em imensa frustração.

Não há taxas uniformes, geralmente são necessárias complexas negociações e, com a explosão de novos formatos de mídia, o segmento está entrando em uma nova era de incerteza quanto aos preços.

Mas e se licenciar o uso de uma canção fosse tão fácil quanto comprá-la online?

Isso é algo que um punhado de especialistas em licenciamento está a caminho de descobrir. Empresas de licenciamento de música como a Pump Audio e a Rumblefish introduziram recentemente novas formas de serviços de licenciamento, na Internet, por meio das quais todos os interessados, de amadores que fazem podcasts a supervisores de música em redes de TV, podem localizar, ouvir e licenciar música para suas produções, de acordo com a Billboard.

Ambas as empresas pré-licenciam os direitos a toda a música contida em seus catálogos, para uma variedade de usos diferentes. Os custos de licenciamento variam de acordo com o tamanho do projeto, o uso que será dado à canção e outros critérios predeterminados que os usuários determinam por meio de uma espécie de questionário/tabela de preços disponível online. Os preços variam de cinco dólares por uma licença para um podcast a 50 mil dólares para uso em rede nacional de TV.

Assim que a taxa de licenciamento é paga, a licença é gerada de maneira automática e enviada por email ao usuário, em formato .PDF. Não são necessários telefonemas, discussões de preço ou advogados. De acordo com Paul Anthony, presidente-executivo da Rumblefish, um processo que normalmente demora de 30 a 100 horas-homem de esforço pode ser realizado online em apenas 10 minutos.

"Descobrimos que os supervisores de música estavam recorrendo à iTunes para localizar canções, e que se preocupavam quanto ao licenciamento mais tarde", diz. "O cenário ideal para eles seria que houvesse um botão de licenciamento logo ao lado do botão de compra. Assim, nosso objetivo era tornar o licenciamento de uma canção tão fácil quanto comprá-la online."

Mas há, obviamente, um obstáculo: as editoras ligadas às grandes gravadoras não participam de nenhum dos serviços. O Rumblefish tem cerca de quatro mil faixas em seu catálogo, e o Pump Audio 15 mil -todas trabalhos de artistas independentes ou donos dos masters de suas gravações

Por Antony Bruno, da Reuters

Nenhum comentário: