terça-feira, julho 25, 2006

O surgimento dos filmes instantâneos: uma revolução silenciosa

Não sei bem qual câmera digital primeiro permitiu ao usuário fazer um pequeno videoclip em vez de uma foto digital, mas a invenção em si mesma se tornou uma revolução silenciosa. Em muitas situações, esses pequenos videoclips são mais práticos do que qualquer foto.

O lado desvantajoso de uma revolução silenciosa é que os observadores profissionais não a percebem. Quais artigos de testes de câmera lembram de testar a parte de vídeo nessas câmeras? Será que o zoom funciona para esse modo? Há problemas na gravação? Qual a contagem de megabytes-por-minuto? Quando um microfone embutido em uma câmera foi ver criticado ou testado ou mesmo mencionado? A parte de vídeo nas câmeras é simplesmente ignorada, exceto na menção de seus detalhes técnicos. Isso tem que mudar, e logo. (Ainda bem que uma exceção nisso tudo é a PC Magazine, no repórter Terry Sullivan, que realmente analisa as câmeras e suas funções de videoclip.)

Faço pequenos vídeos há anos nos momentos em que simplesmente não basta para guardar o acontecido uma foto digital. Se há algo extraordinário se movendo, não adianta quantas fotos você tire, não irá capturar o acontecimento essencial. Já estou acostumado com isso, sem notar que isso é realmente revolucionáriouma câmera de vídeo em uma de bolso.

Minha visita recente a um evento de "fire art" em Oakland me mostrou que essa é uma mudança significativa. Esse evento, ocorrido na artística Crucible School em Oakland, foi como um mini-Burning Man, e qualquer uma das fotos parecia terrivelmente inadequada. Então decidi fazer curtas ou filmes instantâneos com a Kodak V610, uma câmera de duas lentes de bolso que grava bem quando acompanhada de um cartão de memória SanDisk Ultra-II que pode gravar continuamente até que a bateria acabe. E a câmera parece ter um excelente microfone para capturar som ambiente.

Então, em vez de postar fotos no blog desse evento na madrugada, gravei mini-vídeos com a câmera de bolso, fiz upload deles para o YouTube, e depois coloquei os filmes em meu blog. Os resultados são muito mais reveladores e interessantes do que fotos.

O que mais me divertiu foi que enquanto outras pessoas andavam com câmeras de vídeo DV, as quais, tenho certeza, gravam melhor vídeo, me satisfizeram os vídeos da minha câmera de bolso, e simplesmente fazer o upload dos arquivos .MOV para o YouTube deve ser bem mais fácil que lidar com uma fita DV. Esses são realmente filmes instantâneos, ou vídeos instantâneos, ou o que quer que sejam chamados.

Sei que eu não sou o único que aprecia essa função na câmera digital, apesar de poucas pessoas considerarem o uso dessas câmeras primeiramente para vídeo e depois para fotos. Mas com o YouTube, isso pode mudar. Sei que mudou para mim. Se levo uma câmera digital SLR, vou também ter uma câmera de bolso comigo, se for o caso de gravar vídeos, também. Todas as melhores câmeras de bolso podem gravar vídeo contínuo a 640x480 e 30 fps.

Quando essa idéia primeiro foi incorporada na câmera digital, havia algum tempo limite, especialmente em resolução máxima. Mas quando a Kyocera mostrou uma câmera de bolso que podia gravar vídeo continuamente até o cartão memória estivesse cheio, essas câmeras se tornam câmeras de vídeo completas em tamanho compacto. É fenomenal imaginar isso. Dependendo da câmera, você pode gastar 1020 megabytes de memória por minuto com vídeo. Você pode ter uma hora ou mais de vídeo em um cartão de 1 gigabyte.

A maioria das câmeras de bolso modernas também tem uma qualidade interessante; não chamam muita atenção. Isso é ótimo para o fotógrafo ou cineasta iniciante. Ninguém leva seriamente a gravação com uma câmera de bolso, ao contrário de uma enorme, desajeitada e inibidora D-SLR ou uma grande câmera de vídeo apontada a alguém. E muitas dessas pequenas câmeras tiram ótimas fotos.

Com a câmera de bolso tirando filmes instantâneos, a eficiência dos vídeos e a observação humana são ainda mais interessantes, já que poucas pessoas vêem que você está gravando um vídeo. Sempre acham que você está tentando enquadrar algo para uma foto. Então você captura bastante em um vídeo casual das pessoas sendo elas mesmas antes que elas suspeitem que estão sendo gravadas. É claro, algumas vezes elas ficam iradas quando descobrem que isso aconteceu.

O que vemos aqui é uma genuína mudança cultural que foi tão sutil e silenciosa que poucas pessoas notaram sua importância. Em pouco tempo, será parte da nossa cultura, ninguém sabe quando. Posso assegurar que a data da mudança já veio e já estamos no meio da nova era. Divirta-se. Olhe para a lente e diga xis.

Por John C. Dvorak, PC Magazine

Nenhum comentário: