terça-feira, julho 25, 2006

Computação Forense - Certificação e Formação

Já dizia Peter Drucker que o conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país e os portadores desses recursos são as pessoas. Com o passar dos anos, aprendemos que precisamos mais, que necessitamos mesmo é de competência.

Hoje ainda se fala muito na tríade dado/informação/conhecimento. Onde “dado” poderia ser definido como uma seqüência de símbolos quantificados, “informação” definida como uma abstração informal, ou seja, representada para nós através de textos, imagens ou sons. E “conhecimento” definido como uma abstração interior de algo que experimentamos.

Sem a presunção de tentar definir “competência”, constatamos que seja uma capacidade de se executar uma tarefa propriamente dita, em condições reais, através de todo o conhecimento adquirido. Crendo nisso, freqüentamos por anos a fio as salas de aula na universidade e quando nos deparamos com o mercado verificamos a distância entre conhecimento e competência. A única certeza que temos é que o mundo atual exige e exigirá cada vez mais requisitos para exercer qualquer atividade e é certo que essas exigências continuarão crescendo.

Formação acadêmica e certificação profissional são complementares. Jamais devemos preterir entre uma e outra. É certo que a certificação conquistada abre portas e permite ao profissional provar sua competência em um determinado assunto. No entanto, apenas a formação acadêmica propiciará, além do exercício legal da atividade, pensar em todas as suas nuances: científica, filosófica, histórica, sociológica e política. A escolha do curso superior, assim como a especialização deve ser escolhida com planejamento e, sobretudo foco.

Formação acadêmica

É fato que ainda é muito tímido o ensino da forense computacional (ou computação forense, como preferir) nas universidades brasileiras. No entanto, vários pesquisadores já estão atentos à demanda e o assunto está sendo ministrado através de disciplinas de graduação e de pós-graduação com denominações que, em geral, incluem a palavra segurança em seus títulos.

Deve-se avaliar as ementas das disciplinas de rede de computadores, tópicos avançados, segurança e com denominações semelhantes no intuito de verificar se o ensino da forense computacional está sendo contemplado no curso. Nada tem o poder de substituir um professor entusiasmado e apaixonado pela matéria. Aquele que promove saudáveis competições e faz com que as horas se passem em um instante de tão interessante que as aulas se tornam. Isso independe do curso e apenas poderá ser estabelecido pelo corpo discente da instituição.

Por ser uma ciência que emprega conhecimento de outras ciências é necessária atualização em relação aos desenvolvimentos técnico-científicos. A computação forense pode ser uma disciplina recente, mas está relacionada a uma das áreas científicas que mais evolui atualmente, sendo imprescindível na formação do profissional de informática.

Certificação profissional

Entre as diversas certificações profissionais, existem aquelas mais valorizadas. São as certificações onde o mercado enxerga maior carência, sendo regido pela velha lei da oferta e procura. Mas isso não surge do acaso. São competências e habilidades avaliadas de acordo com o que se espera deste profissional. Assim como outros ramos de atuação, a escolha da certificação é muito importante pois o investimento deve se traduzir em mais conhecimento para atender as competências exigidas pela atividade.

As certificações mais procuradas ultimamente são aquelas denominadas “vendor-neutral”, ou seja, aquelas que não dependem de um fabricante de software ou de um produto específico. Abaixo estão listadas algumas das organizações e seus respectivos sites que certificam profissionais para o mercado em nível mundial:

ACFE - Association of Certified Fraud Examiners (www.acfe.com) EC-Council - International Council of E-Commerce Consultants (www.eccouncil.org) HTCIA - High Technology Crime Investigation Association (www.htcia.org) IIA - Institute of Internal Auditors (www.theiia.org) ISACA - Information Systems Control Association (www.isaca.org) ISC2 - The International Information Systems Security Certification Consortium (www.isc2.org) ISSA - International Systems Security Association (www.issa.org) SANS - SysAdmin, Audit, Network, Security (www.sans.org)

Brasil

Para nossa sorte, não devemos nada ao resto do mundo no que diz respeito ao estudo e técnicas da computação forense.

A Módulo (www.modulo.com.br) e a Axur (www.axur.com.br) lançaram recentemente o curso de forense computacional. Após o curso é oferecida uma prova e os candidatos aprovados receberão certificados com os respectivos títulos. Vale a pena conferir a proposta do curso.

Embora seja difícil reunir tantas competências, em geral, o perfil procurado em um Perito em Computação Científica contempla:

- Formação superior - Especialização - Certificação profissional - Proficiência no idioma Inglês - Conhecimento das leis - Domínio tecnológico - Larga experiência profissional - Aptidão - Boa redação

O primordial é confiar no seu talento pois o resto se conquista.

Por Leonardo Bustamante Imaster

Nenhum comentário: