quinta-feira, julho 27, 2006

Era de conteúdo gerado pelo usuário...

MTV terá canal com conteúdo gerado por usuário

LONDRES (Reuters) - A MTV Networks está lançando um canal de TV que vai exibir mensagens e videoclipes gerados por seus usuários.

Com isso, ela se torna a mais recente grande empresa de mídia a aderir à febre de networking social, e a primeira a adaptá-la para a televisão tradicional.

Os consumidores poderão escolher que vídeos musicais são exibidos no canal, carregar seus próprios clipes no canal, enviar mensagens à telinha, com a ajuda de seus celulares, e comunicar-se com outros usando avatares (representações gráficas dos participantes) criados por eles mesmos, lembrando os trabalhos de animação japonesa.

O novo site será chamado Flux e entrará em operação em 1o de agosto. O canal de TV que o acompanha, que também será lançado pela MTV do Reino Unido e Irlanda, começará suas emissões em 6 de setembro, disse a MTV Networks na segunda-feira.

A MTV, que pertence ao conglomerado de mídia Viacom Inc, com sede em Nova York, espera capitalizar em cima da popularidade mundial de seu nome, que existe há 25 anos e continua a encontrar ressonância junto ao público teen.

Angel Gambino, vice-presidente de estratégia comercial e mídia digital da MTV Networks Reino Unido & Irlanda, disse: "A MTV está desafiando o status quo na programação de TV e transferindo o controle diretamente para seu público."

Tanto o canal de TV Flux quanto o site vão publicar anúncios, mas os usuários não pagarão para usar o site ou carregar vídeos no canal de TV, disse um representante da MTV.

A News Corporation, de Rupert Murdoch, aderiu ao networking social ao adquirir o MySpace, o site mais popular desse tipo. Outros sites semelhantes, como YouTube e Bebo, também já se tornaram favoritos dos internautas.

O modelo da MTV aproveita idéias semelhantes que já foram testadas no Japão, Holanda e Itália. A rede já possui nove canais de música no Reino Unido e Irlanda, além do canal de comédias Paramount e do canal para crianças Nickelodeon.

Nenhum comentário: