terça-feira, dezembro 15, 2015

Estudo revela que 82% dos jovens acessam a internet pelo celular

Seria o caso de ir aonde  o povo está? Se não pode ter Biblioteca em toda comunidade, em todo lugar, como criar uma capitalidade em um mudo com tanta carência e exclusão a informação?
Informação é empoderamento, pense nisso.
Uma biblioteca portável,para todos. acesso livre  24 X 7 X 365 .
Héberle Babetto

Levantamento mostra que crianças e jovens brasileiros, com idades entre 9 e 17 anos, estão ligados ao mundo virtual; Unicef lança campanha educativa


O tempo

As crianças e os adolescentes estão cada dia mais inseridos no mundo tecnológico, o que tornou-se uma grande preocupação para os pais. Uma pesquisa realizada pelo TIC Kids Online Brasil, divulgada nesta terça-feira (28), veio para comprovar tudo isso.     Os dados foram coletados a partir de 2,1 mil entrevistas domiciliares com jovens entre 9 e 17 anos, feitas em 2014 e, um dos dados que mais chama atenção, é que 82% deles se conectam ao mundo virtual pelo celular.

A pesquisa ressalta também que a preocupação dos pais faz todo sentido. Em entrevista com 2.105 dos participantes do estudo, 15% disseram que já foram tratados de forma ofensiva ou foram chateados por alguém na internet. Outros 21%  disseram que já visualizaram mensagens de ódio contra alguém ou a um grupo de pessoas.
A maior motivação dos jovens para usar a  internet é entrar nas redes sociais (73%), buscar informações para trabalhos escolares (68%) e pesquisas de interesse pessoal (67%). Outro uso importante é o de aplicativos de mensagens instantâneas (64%). Em seguida vêm atividades recreativas como ouvir música (50%) e assistir vídeos (48%).
Campanha - Pensando em ajudar os pais, o Unicef lançou nesta terça-feira a campanha "Internet sem Vacilo", com apoio do Google e Safernet. A ideia é desmistificar que a solução é afastar os jovens da internet.
Durante a coletiva de lançamento da campanha, Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), falou sobre o crescimento espantoso do uso da internet pelo celular e das dificuldades da medição pelos pais. Porém, Barbosa destacou que é possível a utilização da internet de forma saudável.
Gabriela Mora, oficial de Programas do Unicef e especialista na área de cidadania dos adolescentes, disse que para a instituição, o adolescente tem direito à comunicação e à expressão. O objetivo da campanha é mostrar que os jovens podem acessar a internet sem riscos, desde que eles estejam bem orientados.
Para isso, o Unicef montou um guia de orientação com cinco temas: cyberbullying (humilhação, ofensa e ameaça por meio da internet), privacidade, relacionamento online, intolerância e preconceito, e busca por informação em sites confiáveis.
O material está disponível no site da campanha, que também conta com um quiz, onde os internautas podem verificar se navegam de forma segura.
Veja um dos vídeos educacionais da campanha do Unicef.

Nenhum comentário: