domingo, novembro 06, 2005

Laptop a 100 dolares também quero...

Projeto do laptop de 100 dólares promovido pelo MIT. A máquina poderá ser transportada como uma pequena maleta quando fechada e tem o tamanho de um livro. Foto: Divulgação Design Continuum Brasil é um dos países mais interessados em notebook de US$100 O que será que será, que andam suspirando pelas alcovas...

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente e co-fundador do laboratório de mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) afirmou na sexta-feira que o Brasil é um dos países mais interessados do mundo no projeto de distribuição de notebooks de 100 dólares que poderão ser usados na educação de crianças.

"O único que talvez possa ser mais interessado que o Brasil no mundo é a Tailândia", disse Nicholas Negroponte, líder do projeto na organização sem fins lucrativos One Laptop per Child (OLPC), "Um Laptop por Criança", que conta com apoio de gigantes da tecnologia como Google, AMD e Red Hat e do conglomerado de mídia News Corp .

Negroponte, que apresentou o projeto à imprensa, acadêmicos e executivos em São Paulo nesta sexta-feira, disse que a OLPC deve mostrar o primeiro protótipo do laptop em 17 de novembro, durante a Cúpula da Sociedade Mundial da Informação, na Tunísia.

A máquina terá o formato de um livro, tela colorida de cerca de 7 polegadas, memória Flash de 1 gigabyte e processador de 500 megahertz. O laptop usará programas escritos em software livre e será compatível com redes sem fio.

"O principal entrave para o custo é o preço da tela, e por isso precisamos de escala. Por isso o Brasil é perfeito para este projeto. Vocês são um país grande", disse Negroponte, cuja organização também tem na lista de principais alvos do projeto China, Tailândia, Egito e Nigéria.

A OLPC espera assinar os primeiros acordos de produção do notebook no início do ano que vem, mas Negroponte informou apenas que a primeira leva de 1 milhão de notebooks deve ser produzida de maneira centralizada por China, Coréia do Sul ou Taiwan.

ESTUDOS DO GOVERNO

A professora do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica de São Paulo (USP), Roseli de Deus Lopes, vê o projeto da OLPC como positivo para melhorar a educação no país, mas aguarda mais detalhes como a produção de conteúdo que atenderá as crianças que receberão o equipamento.

"A solução não está de todo ruim, a parte mais difícil é saber se a concepção se adapta à realidade brasileira. É nisso que estamos trabalhando." Roseli integra o grupo técnico montado pelo governo federal e que analisa o projeto para sua eventual aplicação no país. Segundo ela, há no Brasil cerca de 55 milhões de alunos no ensino básico, a maior parte na rede pública. "O computador não é um instrumento como uma caneta, ele instiga a curiosidade e abre portas para novas possibilidades."

Victor Mammana, do Centro de Pesquisas Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), disse após a apresentação de Negroponte que o grupo técnico do governo promove reuniões semanais para discutir a aplicação do laptop de 100 dólares no país.

O governo federal está envolvido em uma série de iniciativas de inclusão digital que vão desde medidas para venda de computadores a preços mais baixos e equipados com software livre a conexão de escolas públicas à Internet.

Negroponte informou que prefere não assinar acordos para a distribuição do laptop antes que o produto esteja pronto para fabricação. A expectativa é distribuir de 100 milhões a 150 milhões de unidades da máquina no segundo ano após o início da produção.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Movimento dos sem laptop organizam encontro na Federal para pedir o seu, ocê tem direito...PSLTOP(partido dos sem laptop)

Nenhum comentário: