domingo, novembro 06, 2005

A Nova Micro$oft

Microsoft adota serviços online de software pagos por anúncios: Afinal as coisas tendem a mudar...
Photo

Por Eric Auchard

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Microsoft, maior produtora de software do mundo, anunciou uma mudança estratégica esta semana: passará a oferecer software por meio de serviços online, decisão que segundo os analistas foi causada pela concorrência do Google e outros rivais.

Delineando aquilo que definiu com sua maior mudança de estratégia em cinco anos, a empresa informou a analistas e repórteres que passará a fornecer boa parte de seus principais produtos e serviços online, alguns deles bancados por publicidade, além da venda de assinaturas ou licenças para software instalado em computadores.

O Windows Live e o Office Live oferecerão aos usuários alguns dos recursos básicos dos dois mais lucrativos produtos da gigante do software, mas sem a complexidade de instalação e manutenção do software nos discos rígidos de seus computadores.

"Estamos tentando instigar uma mentalidade de 'serviços mais software' em muitos dos grupos de produtos da Microsoft", disse Bill Gates, presidente do conselho e vice-presidente de arquitetura de software da empresa.

A Microsoft também anunciou ter planejado a combinação de muitos produtos conhecidos de sua divisão MSN em uma nova marca conhecida como Windows Live. A decisão combinará o serviço de mensagens instantâneas da empresa, um novo serviço online de email que substituirá o Hotmail, segurança para o Windows, armazenagem de dados e outros recursos, tudo disponível via Internet.

A gigante do software está tentando defender suas principais marcas, o Windows e o Office, tomando de empréstimo idéias criadas por rivais como Google, Salesforce.com, WebEx, Yahoo e dezenas de empresas iniciantes.

Embora a maioria desses programas rivais tenha audiências minúsculas comparadas às centenas de milhões de usuários do Windows e Office, a simplicidade e força do software online capturaram a imaginação de muitos engenheiros de software no setor.

"A Microsoft claramente quer se posicionar no foco das aspirações da concorrência", disse Tim O'Reilly, editor e guru do desenvolvimento de software, durante o evento.

"Haverá novos e fabulosos serviços. Mas ainda não se sabe se serão criados pela Microsoft, Yahoo, Google ou Salesforce", disse O'Reilly.

SOFTWARE SUSTENTADO POR ANÚNCIOS

Três tipos de serviços serão oferecidos pela Microsoft com a mudança de estratégia. O primeiro é um gratuito apoiado por anúncios. A companhia também vai oferecer um segundo tipo de software com mais recursos e sobre o qual incidirá uma assinatura de baixo custo. O terceiro tipo terá preço mais elevado e recursos e serviços que os usuários dependem com frequência.

O Windows Live é um serviço gratuito baseado na Web no qual usuários individuais podem assinar uma página da Internet que constantemente atualiza conteúdo de uma série de fontes de informação e inclui ferramentas como busca, email e fotos e áudio de toda a Internet.

O Office Live vai dar a companhias menores acesso a muitos recursos da coleção de programas para escritório da Microsoft, bem como a capacidade de manterem contas de email e dados.

Este último compete com a Salesforce, que tem centenas de companhias desenvolvendo aplicações personalizadas e compartilhando esses programas com outras empresas.

O presidente-executivo da Salesforce, Marc Benioff, minimizou a estratégia da Microsoft. O executivo informou que a relevância do plano está uma década atrás, quando Gates declarou em 7 de dezembro de 1995 que o futuro da companhia estava na Internet.

"Os reais inovadores da Internet são: Amazon, eBay, Google, Salesforce.com. Todos foram bem sucedidos porque a Microsoft nos deixou com a inovação", disse Benioff.

O sistema de propaganda baseado em pagamento por clique, criado pela Overture e afinado pelo Google, criou uma nova maneira de se oferecer serviços e softwares inovadores pela Web, afirmam executivos da Microsoft.

"O Google fez um trabalho extraordinário ao fazer funcionar esse mecanismo de publicidade baseado em cliques. Todos nós aprendemos um pouco com eles", disse Ray Ozzie, recém empossado vice-presidente técnico da Microsoft. "Eles e nós apenas arranhamos a superfície disso."

A Microsoft está testando um software de publicidade online (adCenter) na França e em Cingapura e deve começar a oferecer a ferramenta para anunciantes e sites parceiros durante o próximo ano, disse o executivo.

"Temos atualmente cerca de 10 por cento de participação do mercado online. Queremos aumentar isso", disse Ozzie.

(Reportagem adicional de Reed Stevenson em Seattle) SEI Lá Bill Coisas...

Nenhum comentário: