segunda-feira, novembro 14, 2005

Sobre Buscas, uma resenha prática...

The Search How Google and its Rivals the rules of business and transformed our culture
John Battelle

Segundo a Deloitte & Touche, a receita do Google subiu 400.000% nos pri­meiros cinco anos de atividade. É possível atribuir uma cifra dessas apenas parcialmente à astúcia empreendedora de Sergey Brin e Larry Page, os dois ex-alunos da Stanford que fundaram a empresa. Daí esse livro se concentrar, com justa razão, menos na personalidade dos dois rapazes e mais na enge­nhosa tecnologia que tornou a internet utilizável por um amplo público e que permite a empresas pelo menos determinar se o que gastam em marketing está gerando resul­tados. Num breve relato da história de ferramentas de busca, Battelle — um dos fundadores da revista Wired — mostra como se passou da valorização do número de links de um dado site (modelo da Alta Vista, da Excite e de outras) para a valoriza­ção do número de links para um dado site (base dos rankings do Google). O autor observa que o sistema do Google é, basicamente, igual ao do mundo académico. Quanto mais "citações" (links) tem um website, mais influente se torna (ou seja, ocupa uma posição supe­rior nos rankings) e, conseqüentemente, é mais provável que seja localizado e novamente citado. A perspectiva académica é, talvez, uma explicação para a ambivalência dos fundadores em relação ao comércio. Até 2001, o Google não tinha descoberto um jeito de ganhar dinheiro, e nunca havia cogitado seriamente a publicidade por banners ou rankings baseados puramente no valor pago por anunciantes. Hoje, a empresa recebe quando alguém dica no link de um anunciante no site do Google ou em outro website no qual o Google tenha instalado o link.

Embora o livro traga um relato do já notório episódio do lançamento das ações do Google, é bem provável que o leitor ache mais interessantes cer­tas implicações maiores do negócio. Battelle fala da ameaça à privacidade imposta pelo registro indelével de páginas visitadas por usuários — mas, para ele, em geral um efusivo apóstolo da tecnologia, qualquer coisa que nos aproxime da "busca perfeita" tem a sorte a seu favor. Um dia, profetiza Battelle, qualquer fragmento de texto, imagem, composição musical, produto e serviço será rotulado, inserido na web e, em última instância, localizado por uma possante tecnologia, provavelmente do Google. À medida que o mundo online começa a parecer o depósito de uma loja de departamentos, o Google se torna um rival temível para Amazon e eBay, exercendo um poder de vida e morte sobre negócios que opta por prestigiar ou ignorar.

Teses como essas, grandiloqüentes, são também a parte mais estimulante do livro. The Search — assim como o tema — é um puro produto da cultura do Vale do Silício: incoerente, intenso e vertiginosamente utópico.

POR Ben GERSon Esse livro já foi publicado no Brasil.

Nenhum comentário: