SÃO PAULO (Reuters) - O mercado de TV paga do país pode ver sua base de clientes crescer até 85 por cento entre o início deste ano e 2011, para 7,6 milhões de usuários, informou nesta quarta-feira a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA).
A projeção divulgada pela entidade é uma de três estimativas do Pay TV Survey, instituto especializado em dados sobre TV paga no Brasil, e é baseada em um cenário de forte crescimento econômico e inflação em queda. O setor calcula nesse quadro otimista que encerrará 2006 com 4,490 milhões de assinantes, ante 4,101 milhões do ano passado.
A indústria fechou o primeiro trimestre com 4,22 milhões de clientes, um crescimento de 11 por cento em relação ao mesmo período de 2005, que registrou 3,8 milhões de assinantes.
"Nós crescemos mais de 20 por cento este ano por causa da demanda que estamos tendo não somente de TV por assinatura, mas também em banda larga", disse o presidente do Conselho Diretor da ABTA, Christopher Torto, a jornalistas.
A estimativa de faturamento do setor para 2006 é de 6 bilhões de reais, somando operadoras e publicidade. No primeiro trimestre, o setor obteve receita de 1,3 bilhão de reais, ante 1,1 bilhão de reais no mesmo período de 2005. Este resultado considera apenas as operadoras, sem contar publicidade.
"Tudo indica que 2006 vai manter este ritmo acelerado. Várias iniciativas do governo para baratear o acesso na casa dos usuários brasileiros estão nos ajudando. Este vai ser o terceiro ano seguido que crescemos expansivamente", afirmou Torto.
No cenário atual da economia, considerado "base" pelo setor, a previsão para o final do ano é um crescimento de cerca de 8,5 por cento no número de assinantes em relação a 2005, para 4,449 milhões. Nesse ambiente, a expectativa é que o setor evolua para 6,4 milhões de clientes em 2011.
A projeção "pessimista" divulgada pela ABTA estima crescimento de 3,5 por cento na base de clientes em 2006, para 4,245 milhões, mesmo patamar para 2011.
Segundo os dados da entidade, o número de assinantes de Internet banda larga entre operadoras de TV por assinatura atingiu 789 mil usuários no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 101 por cento em relação ao mesmo período de 2005, quando a base era de 392 mil assinantes.
Entre dezembro do ano passado, quando o setor tinha 629 mil clientes de banda larga, e março deste ano a indústria viu um crescimento de 25 por cento.
Na próxima semana, acontece a ABTA 2006 -- Feira e Congresso de TV por Assinatura, que irá reunir empresas do setor, fornecedores de tecnologia e representantes do governo.
O evento, que acontece entre terça e quinta-feira, terá pela primeira vez a participação de empresas de telefonia fixa para o debate de questões como o "triple-play", oferta de pacote de serviços que reúne voz, dados e vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário