terça-feira, julho 18, 2006

Clever o carro alternativo vira realidade!

Europeus desenvolvem carro futurista para reduzir o trânsito

Um carro de três rodas que mede apenas um metro de largura e transporta duas pessoas pode ser a resposta para os crescentes problemas de trânsito, segundo seus criadores.

O nome do carro é Clever (esperto, bem desenhado), uma sigla para Compact Low Emission Vehicle for Urban Transport (Veículo para Transporte Urbano Compacto de Baixa Emissão).

Ele está sendo desenvolvido por nove países com dinheiro da União Européia.

O veículo foi desenhado para combinar a segurança de um carro tradicional com a flexibilidade de uma motocicleta. Além disso, ele gasta pouco combustível e polui menos do que os carros comuns.

Apesar dessas vantagens, o Clever chega apenas à velocidade máxima de 80 km/h.

Se o carro for produzido e comercializado, o que pode acontecer depois de dezembro de 2005, ele pode custar 6,5 mil libras (cerca de R$ 32,5 mil).

O único passageiro é transportado em um banco que fica atrás do motorista.

Estabilidade

Um chassis hidráulico inclinado está sendo desenvolvido por cientistas da Universidade de Bath para que o carro tenha estabilidade em altas velocidades.

Jos Darling, professor de engenharia mecânica da universidade, disse que o carro é "um tremendo salto" no desenvolvimento de veículos.

"O aumento do trânsito em nossas cidades significa que vamos ter que encontrar uma maneira de fazer nossos veículos menores", disse.

"O fato de que ele tem um design com estilo, pode transportar um passageiro, tem a mesma altura de um carro convencional e é fechado, ou seja, não é afetado pelo mau tempo, significa que ele vai ser mais popular do que veículos semelhantes."

O carro vai ser movido a gás natural comprimido e deve fazer 66 km por litro.

Nenhum comentário: