TÓQUIO (Reuters) - Armado com nada mais do que alguns sensores, um peixe-robô revelado por cientistas japoneses esta semana pode um dia ser usado para observar a vida nos oceanos ou analisar estragos em plataformas de petróleo.
Modelado a partir do peixe koi, uma espécie de carpa decorativa popular no Japão, o peixe-robô comandado por controle-remoto pode manobrar entre um cardume com movimentos realistas da cauda.
O equipamento de 80 centímetros de comprimento pode também usar sensores na boca para monitorar a concentração de oxigênio na água, um indicador importante da saúde dos peixes, afirmou o líder do projeto, o cientista Tetsuo Ichikizaki, da Ryomei Giken, uma subsidiária da Mitsubishi Heavy Industries, em Hiroshima, oeste do Japão.
O peixe koi é considerado um símbolo de força e boa sorte no Japão, onde é criado desde o século 19 por causa de suas cores atraentes. O peixe é comido cru em sashimi.
O projeto do peixe-robô custou 30 milhões de ienes (250 mil dólares) para ser desenvolvido a partir de um protótipo anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário