terça-feira, janeiro 12, 2016

Método que fará carro do futuro 'enxergar' usa imagem de celular

Em testes, o SegNet tem se mostrado mais preciso que um GPS


Um sistema desenvolvido na Universidade de Cambridge promete colaborar com um futuro em que os carros conseguirão ir e vir sem intervenção humana e com segurança. O sistema, chamado SegNet, usa a imagem capturada com o celular e subdivide a paisagem em 12 categorias distintas. Por exemplo: céu, estrada, veículos, calçada, árvores, postes, placas, pedestre, bicicleta, entre outros. Embora não possa, atualmente, controlar um carro sem motorista, a habilidade de fazer o carro “ver” e identificar precisamente onde está e para que ele está olhando é uma parte vital do desenvolvimento de carros autônomos.

Inteligência. Sistema identifica 12 categorias de componentes de uma cena viária, desde pedestres a céu e prédios
O sistema inclusive consegue lidar com paisagens noturnas com 90% de pixels classificados corretamente. Para os testes de calibração do sistema, cerca de 5.000 imagens foram pintadas e rotuladas manualmente por alunos de graduação. A expectativa é o que o sistema cresça colaborativamente, tornando-se mais preciso com o input de entusiastas de todo o mundo.
Por ainda estar em fase de testes, o SegNet não pode efetivamente controlar um veículo, mas ele em breve já poderá servir para gerar alertas de perigo. Para se locomover adequadamente, três questões tecnológicas devem ser respondidas: 1) onde estou; 2) o que está em volta de mim e 3) o que eu faço agora. 

O SegNet cuida da segunda e um outro sistema cuida da primeira. Esse segundo sistema usa filmagem da rua para discernir onde o celular está, usando a geometria de prédios e o mobiliário urbano (sem GPS necessário). Até agora, foi testado no centro de Cambridge, onde tem se mostrado “mais preciso que GPS”, segundo os pesquisadores. E olha que o GPS depende da informação de satélites para funcionar. Aqui, a proposta é entender onde se está (como um GPS), mas a partir apenas da paisagem.
É bem similar à maneira que muitos carros autônomos, como os do Google, comparam dados percebidos com mapas já existentes para se orientar.
Aspirador robô. Mas não pense que, de uma hora para outra, seu smartphone vai transformar seu carro num veículo autônomo. “No curto prazo, é mais provável vermos esse tipo de sistema em robôs domésticos, como um aspirador de pó, por exemplo”, disse Roberto Cipolla, um dos pesquisadores do projeto e líder da pesquisa.
Flash
Para ver. Vídeos de demonstração estão em http://mi.eng.cam.ac.uk/projects/segnet/demo.php  #demo, ou no YouTube, onde você pode buscar SegNet.

Nenhum comentário: