domingo, fevereiro 11, 2007

como se certificar em banco de dados


Rumo ao banco de dados


Qualquer empresa que se preze precisa de um bom administrador de banco de dados (DBA). As informações mais importantes da companhia, como o cadastro de clientes, o limite de crédito de cada um e o histórico de suas compras, estão guardadas ali e se relacionam com informações que vêm do sistema de gestão e o financeiro.
Desse banco serão extraídas informações importantes para a tomada de decisão da empresa. Além disso, com a necessidade de armazenar dados legais sempre em crescimento, o banco de dados exige atenção e manutenção constantes. E tem ainda o desenvolvimento de aplicações que acessam o gerenciador de banco de dados, como as de comércio eletrônico. Sendo assim, emprego para DBA não falta.
Para se tornar um DBA, um dos caminhos é fazer um curso superior da área de computação e, depois, cursar uma pós-graduação em administração de banco de dados. Se você tiver pressa de entrar no mercado de trabalho, um curso de tecnólogo com especialização em banco de dados é uma boa opção. Em qualquer caso, uma certificação é bem-vinda, uma vez que comprova o conhecimento num produto específico.
As especializações mais procuradas são as de DBA em Oracle, DB2 e SQL Server. Todas elas custam caro. O treinamento completo para OCP (Oracle DBA Certified Professional) custa mais de 5.000 reais, sem contar os exames. Os cursos para administrador de DB2 saem por algo entre 2.900 reais e 11.000 reais, dependendo da carreira.

O treinamento em SQL Server está na casa dos 5.000 reais.

Postado por - Lucia Reggiani

Nenhum comentário: