domingo, fevereiro 11, 2007

Rota para a gerência de projetos




Um gerente de projetos ganha bem, é valorizado, mas não se forma de um dia para outro. Esse maestro deve ter graduação em computação ou administração de empresas, saber pelo menos um pouco de programação, conhecer profundamente o fluxo de trabalho da empresa e ter experiência em gestão de equipes. E isso leva tempo e dedicação.
É fundamental na atividade do gerente respeitar os prazos e o orçamento do projeto. Ele será mais valorizado se tiver a habilidade de lidar com pessoas e a certificação PMP (Project Management Professional), reconhecida mundialmente. Em março deste ano, a remuneração fixa de um gerente de projetos experiente oscilava entre 11.798 reais e 14 160 reais, segundo pesquisa da Manager. Para se habilitar a prestar o exame da certificação PMP, o gerente de projetos de TI precisa, no mínimo, de um curso superior de computação e experiência de cerca de três anos ou 4 500 horas comprovadas em projetos. A certificação PMP foi criada pelo PMI (Project Management Institute), instituição americana que sistematizou o trabalho do gerente e atesta para o mundo o conhecimento do profissional nas melhorespráticas do gerenciamento de projetos em qualquer área.


Quem quiser se tornar um PMP pode ser autodidata e treinar sozinho com o material do PMI.


Precisará do PMBOK Guide, que pode ser adquirido na loja online do instituto.


O PMI oferece de graça testes de conhecimento, mas cobra de 405 dólares (associados) a 555 dólares (não associados) pelo exame.


A prova é desgastante — são 200 questões que devem ser respondidas em quatro horas. Passa quem acertar, no mínimo, 136 questões.


Há cursos preparatórios ministrados pelos associados do PMI no Brasil.


O do PMI-SP tem duração de 40 horas.


Nas unidades do IIL Brasil (International Institute for Learning) de São Paulo e Rio de Janeiro, há um curso de gestão de projetos para profissionais de TI de três dias e outro para a certificação, de sete dias.


Outro caminho são as pós-graduações lato sensu.


Postado por - Lucia Reggiani

Nenhum comentário: