sábado, março 17, 2007

começou gente agora é prá valer


Real não vale para BitTorrent




Página do filme de Al Gore: só para americanos
Brasileiros, argentinos, franceses, senegaleses. Pelo menos por enquanto, todos estão fora do BitTorrent (o site) na hora de alugar filmes ou comprar seriados de TV.
O BitTorrent Entertainment Network, do brilhante programador americano Bram Cohen, criador do protocolo BitTorrent, que virou o compartilhamento de arquivos do avesso, está numa fase de faturar com o comércio legal de conteúdo do cinema e da televisão. Mas, por enquanto, só aceita as verdinhas dos americanos. Sem ZIP code que bata com o endereço de cobrança do cartão de crédito, nada feito.
O BitTorrent acaba de convencer cinco grandes estúdios – Warner Bros, 20th Century Fox, MGM (o do leão), Lionsgate e Paramount – a colocar seu conteúdo na internet.
O aluguel de um filme desses estúdios por 24 horas custa 3,99 dólares, na maior parte dos casos, e a venda definitiva de episódios de seriado de TV fica em 1,99 dólar. Os filmes não são vendidos, diz o WSJ, porque os estúdios queriam cobrar por eles um preço que a turma do BitTorrent considerava muito alto.
Para garantir o controle dos vídeos comercializados, o BitTorrent usa o DRM do Windows Media Player – aquele mesmo que o Bill Gates, em dezembro, disse que causava dor de cabeça demais para os compradores legítimos. Tudo é baixado pelo cliente BitTorrent e roda só no WMP da versão 10 para cima – ou seja, 10 e 11. Esta é, obviamente, uma exigência dos estúdios – o site tem uma tradição multiplataforma, e convive bem com Windows, Linux e Mac.
Bem, de qualquer forma, sobra para os brasileiros, assim como o resto do mundo, por ora, baixar o conteúdo grátis do site BitTorrent, que, ao contrário do pago, está liberado para todos. Entre as ofertas free de hoje, por exemplo, está o filme “Viagem ao Planeta das Mulheres Pré-Históricas”, de 1967, de quase 2 GB. O documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore/Davis Guggenheim, que bombou ontem na festa do Oscar? Nem pensar. Este é só para os americanos, a 2, 99 dólares.
Depois tem gente que se pergunta porque BitTorrent (a rede) faz tanto sucesso por aqui.
Veja a matéria do Plantão INFO sobre o BitTorrent em http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022007/26022007-0.shl. Para ir direto ao site, o endereço é http://www.bittorrent.com/

Nenhum comentário: