sábado, março 17, 2007

Viuva a sociedade alternativa?


Mininova deixa para trás Thepiratebay?



Mininova está numa fase de lua crescente: depois de dar uma repaginada geral na virada do ano, está anabolizando seus computadores, comprando até um servidor web Sun para publicidade. Vai se consolidar como o maior indexador de torrents do mundo?
Thepiratebay é um rival difícil, mas o Mininova tem se saído muito bem nos últimos tempos. Suas estatísticas são impressionantes: o número de downloads registrado já passou de 1,2 bilhão, o total de torrents em sua base de dados atingiu 235 mil, o número de seeds está muito perto de 4 milhões e o número de leechers, claro, passou disso: 4,3 milhões. Por dia, o número de buscas já chega a 1,8 milhão. Bem visitado por brasileiros, o site já atrai anunciantes brazucas de algum fôlego, como o Shopping UOL.
Entre os arquivos mais indexados, o formato MP3 é o campeão no Mininova: tem 1,3 milhão de arquivos. Seguem-se .jpg, .rar, avi e zip. Apesar de se supor que o freqüentador mais assíduo dos sites de torrents seja homem, o torrent mais baixado até hoje no Mininova se enquadra com perfeição no que é chamado pejorativamente de “coisa de mulherzinha”: o episódio 9 da terceira temporada do seriado americano Desperate Housewives. Vêm depois episódios de The Simpsons, Greys Anatomy e South Park.
Como se pode ver, se o Mininova continuar prosperando, ou afundar por problemas de copyright, como o seu antecessor SuprNova, não será por falta de estatísticas. Está tudo lá, no próprio site, em http://www.mininova.org/stats/

Nenhum comentário: