terça-feira, março 27, 2007

3D chega com tudo.

Programa 'constrói' modelo 3D a partir de imagem digital




Imagens bidimensionais servem de base para modelo 3D

Um sistema que transforma imagens digitais em modelos de terceira dimensão vai ser apresentado pela primeira vez nesta quarta-feira em uma conferência de computação gráfica em Boston, nos Estados Unidos.





O sistema Photosynth, desenvolvido pela Microsoft, identifica semelhanças entre coleções de imagens para depois construir, com elas, um espaço de terceira dimensão.
O programa deve permitir aos usuários andar por um cenário ou sobrevoá-lo para ver as fotos de qualquer ângulo.
Segundo a Microsoft, o Photosynth deverá estar disponível no mercado a partir do final deste ano.
Geometria
O pesquisador-chefe da Microsoft, Richard Szeliski, que desenvolveu o sistema juntamente com Noah Snavely e Steven Seitz, da Univsersidade de Washington, explica que as imagens podem ter sido tiradas de câmeras diferentes, em momentos diferentes.
O programa identifica detalhes importantes em cada imagem e os localiza nas demais fotografias, buscando semelhanças.
Ao compará-las, o software ‘entende’ de que ângulo a foto foi tirada, e pode criar uma imagem tridimensional do objeto.
“Torna-se apenas um problema de geometria”, diz Szeliski.
“Você está simultaneamente ajustando a posição da câmera e a localização de cada pequeno detalhe, até que tudo basicamente se junta.”
O protótipo pode ser utilizado com apenas duas fotos, mas se torna mais interessante quanto mais forem as imagens disponíveis.
A Microsoft disse que a tecnologia deve se disseminar primeiramente em sites de fotografias.
Em vez de acessar apenas galerias de imagens, usuários que compartilham fotos poderiam mover-se através de cenas, observá-las de qualquer ângulo e, através de outras imagens, descobrir de onde as fotos foram tiradas.
Outras aplicações óbvias seriam nos setores de turismo e imobiliário. Uma cidade poderia, por exemplo, disponibilizar um city-tour virtual em seu website. Internautas poderiam visitar no ciberespaço casas e apartamentos que lhe interessassem.

Nenhum comentário: