sábado, março 24, 2007

Nova geração de notebooks aparece na CeBIT



HANNOVER – Quanto mais os notebooks acompanham as pessoas no trabalho o dia inteiro, menores e mais leves eles ficam. E trazem interface HDMI, um segundo display do lado de fora e, além de Wi-Fi e Bluetooth, suporte a banda larga por celular.
O novo Vaio, da Sony, uma das atrações da CeBIT, exemplifica a tendência à compactação. Com uma tela de apenas 11 polegadas, Core Solo de 1,33 GHz, com baixa voltagem para a bateria durar mais, a maquininha leva 100 GB de HD, 1 GB de RAM e Vista Business. Pesa apenas 1,25 kg. É um show de elegância e design.
Vários novos modelos de laptop incorporam HDMI, reconhecendo a importância cada vez maior do vídeo no dia-a-dia. É o caso dos laptops da empresa taiwanesa MSI. O PR200, voltado para profissionais, por exemplo, e o GX700, feito para gamers, têm essa conexão.
Outra tendência nova é o uso de um segundo display secundário, agora externo, nos notebooks, como permite o Windows Vista. O recurso já está na tampa do Asus W5, da empresa taiwanesa Asus, numa tela apreciável, e surge muito discretamente na beirada da frente do Portegé R400, da japonesa Toshiba. Com esse recurso, dá para ler o assunto dos e-mails e os avisos de agenda que chegam, mesmo com o notebook fechado.
Vários fabricantes já estão incorporando também aos notebooks o acesso à internet pela rede celular 3 G. A Fujistsu Siemens, por exemplo, coloca em suas máquina suporte ao padrão HSDPA, que atinge velocidades nominais de até 7,2 MBit/s em downloads.
Sandra Carvalho

Nenhum comentário: