sábado, março 24, 2007

Inovação.

Lentes que parecem origami

Zigue-zague: objetiva convencional comparada ao novo dispositivo(crédito: UCSD)
Pesquisadores criaram uma objetiva que tem o tamanho de uma grande moeda.
Esse desenvolvimento é mais um passo na busca de desenhos mais compactos para as lentes. O primeiro de que se tem notícia apareceu em 1672, quando o francês Laurent Cassegrain usou espelhos para direcionar a luz numa trajetória em zigue-zague. Na época, essa inovação permitiu contruir telescópios mais compactos e com melhor qualidade óptica. Variações dessas lentes "dobradas" também chegaram às câmeras fotográficas e são empregadas até hoje.
Agora, uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego radicalizou construindo uma objetiva em forma de disco com 60 mm de diâmetro e 5 mm de espessura. O dispositivo óptico (a rigor, não se trata de uma lente) foi esculpido num cristal de fluoreto de cálcio. A luz entra por uma abertura em forma de anel junto à borda do disco. Dentro do cristal, ela é refletida oito vezes entre as superfícies, num percurso em zigue-zague em direção ao centro, até chegar a uma abertura no meio. Nela, é colocado o sensor fotográfico. As superfícies refletivas são curvas. Assim, elas alteram a trajetória da luz, focalizando-a.
No laboratório, o desempenho dessa "lente" foi comparado ao de uma objetiva convencional de 38 mm. A conclusão foi que a qualidade da imagem é similar. No entanto, o novo dispositivo possui foco fixo, o que limita seu uso em câmeras fotográficas. Eric Tremblay, um dos autores do projeto, acredita que ele poderá ser empregado em celulares, que não requerem muita profundidade de foco e têm limitações mais sérias de espaço. Mas ele já pensa numa versão com foco variável.

Nenhum comentário: