segunda-feira, janeiro 25, 2016

Facebook anuncia construção do seu 4º data center

Conceito de como ficará o data center de Clonee, 

Unidade será tocada inteiramente com energia renovável.
 


DUBLIN, Irlanda - O Facebook anunciou que está construindo seu quarto centro de processamento de dados. Será o segundo da companhia na Europa e o primeiro aqui na Irlanda, que desde 2009 serve como sede internacional da rede social.
A unidade ficará em uma vila do condado de Couty Meath chamada Clonee, que fica cerca de 14 km ao norte da capital, Dublin. Lá será montada uma infraestrutura capaz de manter ativos serviços e aplicativos que atendem usuários no mundo inteiro.
Segundo o CEO Mark Zuckerberg, o centro de Clonee será “um dos data centers mais avançados e energeticamente eficientes no mundo”. Para isso o Facebook está apostando na frequência de ventos fortes local. “Como [acontece] nos data centers de Fort Worth, Altoone e Lulea, esta localização rodará totalmente com energia renovável graças ao suplemento abundante de vento que já existe na Irlanda”, escreveu Niall McEntergart, engenheiro responsável pela unidade.
Quanto tudo estiver pronto o Facebook terá dado mais um passo rumo ao seu plano de ter, até o fim de 2018, 50% de toda a sua infraestrutura mundial tocada com energia limpa.
“Um detalhe de engenharia interessante é que vamos esfriar a instalação com ar de fora, mas porque ela está próxima ao Mar da Irlanda nós usaremos um processo indireto de refrigeração para filtrar o sal do ar”, explicou Zuckerberg.
A companhia não diz exatamente quanto pretende gastar com o centro, fala apenas em “centenas de milhões de euros” e na criação de centenas de empregos na construção e outras dezenas nas áreas operacionais. As construções já começaram e a expectativa é que a inauguração ocorra entre o final de 2017 e o começo de 2018.

Nenhum comentário: