terça-feira, janeiro 12, 2016

Nova Barbie ‘inteligente’ pode ser um risco para a privacidade

Gestão da Informação, Monitoramento.   #HELLNOBARBIE

Grupo que incentiva pais a não comprarem o brinquedo lançou uma campanha de boicote online





Washington, EUA. A nova boneca Barbie é “inteligente” e está conectada, apesar de até demais para o gosto de alguns ativistas que defendem a privacidade online. A gigante Mattel lançou neste ano a boneca high-tech “Hello Barbie”, que promete tornar-se um grande sucesso de vendas, pois permite que as crianças falem e obtenham respostas de um de seus brinquedos favoritos.
Mas, para que isso aconteça, as conversações viajam em redes wi-fi para servidores na “nuvem” que usam inteligência artificial para enviar uma resposta pessoal às crianças. Para o grupo ativista Campaign for a Commercial-Free Childhood, os riscos que essa Barbie representam para a privacidade individual são muito maiores do que seus benefícios.
“As crianças confiam em seus bonecos e revelam detalhes íntimos de suas vidas, mas Hello Barbie não manterá essas conversas em segredo”, afirma o grupo em um comunicado. “Quando o cinto da Barbie é pressionado, o que seu filho diz é transmitido para os servidores na nuvem, onde o parceiro de tecnologia da Mattel, ToyTalk, armazena e analisa tudo”, indica. 

“Os funcionários da ToyTalk e suas empresas associadas escutam as gravações das conversas das crianças. E a ToyTalk sequer informa quem são seus parceiros”, acrescentou. A organização também alerta que a boneca “pode ser tentadora para hackers que, através da boneca, poderão acessar dados armazenados por redes familiares e dispositivos domésticos”.
#HellNoBarbie. Um grupo com forte atuação online criou a hashtag #HellNoBarbie para incentivar os pais a não comprarem a boneca. A Mattel não se pronuncia mas, segundo ToyTalk, a Hello Barbie integra “muitos recursos de segurança”.
A empresa assegurou que as senhas de segurança são armazenadas em uma seção criptografada da boneca e que não guarda histórico das conversas. Acrescentou ainda que os dados “nunca são usados para fins publicitários” e que a boneca tem a certificação da lei de proteção da privacidade on-line das crianças.
Para responder às preocupações sobre a privacidade, ToyTalk e Mattel lançaram um programa para detectar erros em que os investigadores são recompensados caso descubram, de forma responsável, potenciais vulnerabilidades.
Sem criatividade
Defesa dos consumidorGrupos argumentam que a Barbie high-tech mina a criatividade. Na visão deles, as crianças deveriam usar sua própria iniciativa para manter conversas com uma boneca.
Preconceito gera revolta nas redes

Um comunicado que pedia para que meninas participassem de uma apresentação de Natal da escola Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância, em São Paulo, com os cabelos soltos e lisos, causou indignação nas redes sociais.

O aviso pedia que os pais levassem as meninas com os cabelos lisos e soltos para que a apresentação, marcada para esta quinta, ficasse “ainda mais bonita”. Abaixo do texto havia uma foto da atriz Larissa Manoela, que interpretou a personagem Maria Joaquina na novela “Carrossel”. A imagem foi compartilhada no Facebook pela página Levante Negro e tinha mais de 14 mil compartilhamentos na tarde desta quarta. Em resposta, foram postadas fotos de crianças negras com os penteados que mais gostam nos comentários.

Em um comunicado no site, a escola reconheceu “o equívoco da mensagem” e disse repudiar “qualquer forma de preconceito e discriminação”. Também informou que foram tomadas todas as medidas cabíveis para que “erros lamentáveis como esse não se repitam”. “O ocorrido nos faz ampliar nossa visão acerca da construção coletiva de uma educação pautada no respeito à diversidade, reconhecendo as identidades de todos”, disse a escola, em nota. 



Nenhum comentário: