sábado, dezembro 09, 2006

Edição de vídeo memória oral

Quem leva multimídia a sério vai tirar proveito do Production Studio Premium Edição de vídeo Mesmo as melhores aplicações de vídeo e áudio ocupam bastante tempo. Com as inovações da nova suíte Production Studio, da Adobe, é possível fazer esse trabalho com muito mais eficiência. O Production Studio vem em duas versões. A Standard inclui o editor de vídeo Premiere Pro 2, o edito de gráficos em movimento Afrer Effects 7 e o editor de imagens Photoshop CS2. A versão Premium adiciona ainda a ferramenta de autoria de disco Encore DVD 2, o editor de som Audition 2, e o programa de desenho Illustrator CS2. Todos os componentes, exceto o Photoshop e o Illustrator, receberam grandes updates. O Premiere Pro 2 adicionou um útil modo de edição multicâmera, no qual basta alguns em janelas diferentes para fazer cortes de câmera. O editor gráfico After Effects 7 permite um extremo controle sobre a edição do keyframe, enquanto o novo spectral-frequency do Audition 2 inclui ferramenta de seleção laço tal como no Photoshop. O painel Flowchart do Encore 2, por sua vez, permite uma visão gráfica da estrutura de navegação do seu DVD.

Tapando buraco Duas outras partes trabalham para integrar as aplicações dentro do pacote. O organizador Bridge, que apareceu primeiro na Creative Suite, agora também trabalha nos aplicativos de vídeo. E o Dynamic Link permite que várias aplicações compartilhem elementos e, em alguns casos, que você retarde o demorado processo de renderezação até o último minuto. Por exemplo, o Dynamic Link permite que você compartilhe elementos entre o After Effects e Premiere Pro, e você não vai precisar salvar seu projeto ou renderizá-lo para torná-lo disponível nas outras aplicações - as mudanças acontecerão automaticamente. Nem todos os aplicativos da suíte são conectados, e os comandos do Dynamic Link diferem de um aplicativo para outro. Mas você pode copiar e colar ou arrastar e soltar alguns elementos (tal como linhas de tempo) entre aplicativos, e este processo será mais fácil de entender do que o Dynamic Link. O Premiere Pro, o After Effects, o Encore e o Audition têm agora a interface auto-ajustável da Adobe. Se você arrastar um canto para redimensionar uma janela ou paleta, todas as outras janelas são ajustadas. Então, você nunca terá de mover elementos para fora de seu caminho. Premiere Pro 2 em profundidade Um novo atributo ajuda você a fazer cortes em áudio e vídeo precisamente quando tem vídeo de múltiplas câmeras e quer agrupá-las no soundtrack master. Este monitor multicamera permite visualizar até quatro trilhas de vídeo em uma única janela. Você clica nos painéis nesta janela para fazer cortes dentro da sequência. A representação visual trabalha bem quando você está usando múltiplas câmeras para gravar o mesmo evento, ou quando está compilando diferentes fontes de vídeo num único filme. Uma ferramenta que muitas pessoas vão usar é o corretor secundário de cor. Primeiro, você clica nas áreas de um objeto com um selecionador de cor para criar uma máscara. Então, pode usar controles de matiz e saturação para mudar a cor do objeto. Este aplicativo trabalha melhor em objetos com ajuste em alto contraste. O Premier Pro 2 permite criar arquivos PDF contendo vídeo e um mecanismo de comentários. Por exemplo, seu cliente pode fazer notas de tempos específicos. Você pode então importar novamente somente as notas, que estarão marcadas em sua linha de tempo original. O aplicativo duplica o vídeo e o converte tanto em Windows Media ou QuickTime. Você pode incluir o vídeo no PDF ou colocá-lo no servidor e estabelecer um link entre o vídeo o PDF. Muitos filmes criados com o Premiere Pro 2 ficarão bem em um DVD, e agora você pode criar menus básicos dentro do applicativo. O mecanismo de criação de menu é idêntico ao que está no Premiere Elements 2, exceto com leves diferenças nos templates. Você pode criar menus e botões animados e editar os templates no Photoshop, mas os seus controles serão limitados. Para um resultado mais eficiente, você precisará usar o Encore DVD 2 e/ou o After Effects 7. Ambos são parte da suíte Production Studio.

O novo engine do Premiere Pro 2 para importação, edição e exportação de vídeos de alta-definição trabalham melhor que seu predecessor. O vídeo de alta-definição não trabalhará sem um sistema extremamente poderoso e irá levar um longo tempo de renderizarização, mas a aplicação é um tanto estável.

Um comando novo para envio de projetos para o After Effects economiza tempo porque você não tem de renderizá-los primeiro. Ao contrário, você pode ignorar a renderização até que tenha terminado o trabalho no After Effects. É claro, isto é útil somente para projetos nos quais você irá adicionar características no After Effects. Para editar uma trilha de áudio em um arquivo Premiere Pro com o Audition 2, basta dar um clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecionar Edit in Audition. Se você fizer qualquer mudança, o Audition automaticamente atualizará o arquivo no Premiere Pro. Encore DVD 2 Você pode encontrar muitos aplicativos para construir DVDs, mas poucos têm o poder do Encore DVD 2. A nova versão do Encore garante um visual profissional aos discos finalizados e torna sua criação mais fácil do que nunca. A nova ferramenta de slideshow é uma característica bem-vinda. No recurso de gestão do Bridge, selecione as imagens que você quer e use um comando de menu para importá-las no Encore como recursos. O Encore fornece muitos tipos de transições e de efeitos, incluindo controles de pan e zoom. Você terá controle preciso sobre como a ferramenta aplicará o efeito - por exemplo, você pode controlar a origem e a direção de deslocamento e ampliação. O Encore DVD 2 permite que você adicione vídeo e imagens estáticas numa única linha de tempo – um economia de tempo se você quiser incluir ambos os tipos de mídia. Nas versões anteriores, para colocar imagens estáticas de vídeo em uma mesma trilha, você tinha de usar o Premiere Pro para criar um slideshow, exportar para um arquivo de vídeo e então importar o filme no Encore. Ele ainda não permite importar vídeo de alta-definição ou formatado como HDV. No entanto, você pode usá-lo para criar DVD de alta-definição (por exemplo, discos Windows Media 9). Mas a maior economia de tempo é garantida pela sólida estabilidade dos aplicativos do Production Studio. Apesar de termos trabalhado com uma versão beta, o programa funcionou normalmente. Por outro lado, os aplicativos são grandes consumidores de recursos. Somente dois deles puderam ser rodados confortavelmente ao mesmo tempo em um computador com Pentium 4 de 3,4 GHz com 1 GB de RAM. Cada componente do Prodution Studio é extremamente útil e complementar. Eles poderiam beneficiar-se de uma integração ainda maior, mas esta versão do pacote é impressionante apesar desse detalhe.

Production Studio Premium
Fabricante: Adobe
Para que serve: Pós-produção de vídeos
Pontos fortes: Forte integração entre os aplicativos do pacote
Pontos fracos: Os programas consomem muitos recursos e exigem um computador potente
*Avaliação final 9
Preço: US$ 3.292
Onde encontrar: Adobe Brasil 0800161009 -www.adobe.com/br

Nenhum comentário: