sexta-feira, dezembro 08, 2006

Padres casados finalmente..

O segredo do Vaticano Há uma maneira de burlar o celibato obrigatório para padres. Funciona assim: as igrejas Católica e Anglicana se consideram irmãs, quase iguais, as diferenças são mínimas. Portanto, há uma facilita-se a conversão entre instituições. Por conta de um acordo firmado entre o Vaticano e Londres, vigários anglicanos que acaso se convertam ao catolicismo podem ser – e em geral são – proclamados padres. Acontece que vigários anglicanos podem casar. Roma não exige o divórcio antes da conversão. A praxe até há bem pouco tempo era afastar estes padres do convívio social. Assim: não exatamente um segredo mas tão bem guardado quanto possível. Viravam capelães penitenciários, militares. Ou assim o era. Agora, conforme vão faltando padres – a vocação escafedeu-se e quase ninguém procura os seminários – estes homens, casados, começam a freqüentar os púlpitos, celebrando missas, casamentos, batizados. E por que a Igreja permitiu a criação deste método de burla? Uma teoria sugere que é uma experiência controlada, uma maneira de mostrar ao mundo católico que padres casados funcionam tão bem quanto os outros. Publicado por Pedro Doria - 26/11/06 12:01 AM Já não era sem tempo , parecia discriminação, já havia padres pedófilos e Gays , agora sim padres casados é dez ! Valeu Vaticano finalmente entrando no Sec. XXI. quem sabe agora padres mulheres também, afinal somos todos filhos e filhas de Deus! Parabêns a curia Romana...

Um comentário:

Claudio Castro disse...

A família exige muitos cuidados, atenção e tempo. Antigamente os Padres tinham vocação, antes de tudo, com a caridade. Era um trabalho árduo, muitas vezes de missionário e doação integral. Não existia assim tempo para pensar em outra coisa que não fosse a doação - primeiramente do seu tempo - em dedicação ao próximo, instruindo, educando e ensinando o Evangelho. Dessa forma era obvio a impossibilidade de manter um casamento, pois uma boa família exige tempo, cuidados, dedicação, deveres e direitos.

Além desse fator de vocação, uma família requer recursos financeiros para mantê-la - o que não estaria nos planos da Igreja sustentar famílias.

Quando a questão começa errado, mesmo com remendos nunca fica bom. Quando os padres tiverem suas próprias fontes de renda dignas, seus trabalhos, como qualquer um de nós, e através disso poder sustentar sua família poderão casar sem problemas. Enquanto isso não acontecer para ser Padre tem que ter vocação de verdade com Cristo.

Não é a toa que Jesus nos diz "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á".

Doar o nosso tempo em benefício ao próximo está sendo cada dia mais uma das maiores caridades.