domingo, dezembro 03, 2006

Mudança de paradigma

Risoletta Miranda é presidente da agência de propaganda digital Addcomm Weblogia Sociedade industrial X Sociedade da Informação Filial na Ilha do Marajó Empresas são cada vez mais conexões e mobilidade defende Risoletta Miranda. Acabamos de fundar a filial da Addcomm na Ilha do Marajó, no Pará! A maior ilha fluvial do mundo com seus quase 300 mil habitantes, um rebanho de 600 mil búfalos e uma variedade de fauna e flora que é uma raridade no mundo inteiro. Não, não se trata de uma nova fronteira empreendedora e sim de uma promessa e uma comprovação teórica que venho defendendo há algum tempo. A promessa foi uma brincadeira feita ao meu time quando falei que sairia de férias e, como sempre, lembrei que mesmo indo para bem longe do Rio de Janeiro, eu estaria acompanhando (como se estivesse dentro da minha sala) o dia-a-dia da Addcomm. Já a teoria é a que venho defendendo e que se comprova em mais umas férias-laboratório que tiro: as empresas são cada vez mais conexões e mobilidade. E são cada vez menos escritórios e “bricks and mortar”. Onde as pessoas puderem se conectar com devices móveis, certamente poderão tomar decisões sem atrapalhar seu lazer. E aí a minha teoria de que a internet é qualidade de vida vem ganhando consistência a cada dia. Esta é a realidade de uma geração de gestores que vive sob a cultura da internet e do que a tecnologia tem nos proporcionado nos últimos anos, definindo um novo comportamento diante do trabalho. É o que estou chamando não mais de home office ou trabalho remoto e sim de “mobile work”. É um rumo de comportamento que desmonta essa história de que workholic são infelizes, estressados e pressionados. Na verdade, os workholics podem até ser assim, mas os “loverholics” estão longe disso.Para provar isso vieram comigo para a “inauguração”da filial o celular e a minha utilíssima LifeDrive (mobile manager da Palm com acesso à internet, e-mail e capaz de abrir documentos de todos os tipos, dos PDFs ao Powerpoints). Todos comigo na praia de Araruna. Um lugar que é uma tradução do paraíso recortado em um dos lados da Ilha do Marajó. O loverholic, como o nome diz, mais do que trabalha. Ele ama trabalhar. Eu sou assim. Mais do que me dignificar, como sempre se falou sobre uma das “leis” do trabalho, no meu caso, o trabalho vai além: me amplia como gente e como profissional. Estou sempre feliz quando trabalho. O período das férias, que é um descanso absolutamente necessário e vital, para mim se transformou numa agradável convergência de felicidades. Por isso a tal brincadeira da “Addcomm Marajó” é, conceitualmente, a mais pura realidade. Todos os dias, em poucos minutos de conexão no meio deste autêntico paraíso tenho falado com todas as lideranças do meu time no Rio e em São Paulo. Enquanto olho esse mundo de água, mar, sol e mangue - a harmonia perfeita em Araruna -, converso por celular ou por e-mail e gerencio rapidamente os itens mais importantes da nossa agenda no Rio e em São Paulo com clientes e prospects. Outro dia mesmo, enquanto esperava a famosa revoada dos Guarás (pássaros da região) marquei três importantes reuniões de prospecção e uma palestra; encaminhei assuntos de quase todos os clientes com a Gerência de Atendimento e ainda estou monitorando uma grande concorrência da qual participamos. Uma horinha de trabalho. Trabalho? Como tratar isto assim de forma tão medíocre? Impossível: fiz tudo isso de frente para um verdadeiro quadro mágico de guarás “trocando idéias” com búfalos (veja fotos em www.addcomm.com.br/blog). Depois desconectei o computador e a qualidade de vida estava ali mesmo: entre as conexões com a Addcomm matriz do Rio, a Addcomm filial de São Paulo e a recentíssima e virtualíssima filial do Marajó ;-) .As possibilidades que a internet nos trouxe estão em nossas mãos e a decisão de como elas interferem positiva ou negativamente em nosso dia-a-dia é, certamente, uma decisão que tem a ver com a personalidade de cada um. No meu caso, quanto mais vejo minha empresa se transformar em uma “conexão” mais feliz eu fico, mais vontade de trabalhar eu tenho e mais tranquilas são minhas férias. E por isso tento sair de férias duas vezes ao ano. Quinze dias em cada semestre. Quem sabe um dia não saio todo bimestre ? Enquanto a paisagem da Ilha do Marajó continua exuberante diante dos meus olhos penso em como terá sido possível ter sido feliz, antes, sem tecnologia? Não julgo os workaholics e muito menos os que preferem férias longe de assuntos do trabalho. Para empreededores, felizmente, o “mobile work” chegou e como a tecnologia é, historicamente, uma ciência em busca de respostas para dar soluções a problemas do homem, eu me sinto muito confortável nesta turma. Este jeito de trabalhar, conectado/desconectado e a possibilidade de ter por visão um paraíso ecológico, por exemplo, apostem, será o jeito do trabalhador do milênio que se inicia. Risoletta Miranda é sócia e Presidente da Addcomm (www.addcomm.com.br), formada em jornalismo, MBA Marketing COPPEAD/UFRJ, especializada em Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação On Line e uma das criadoras do Conceito de VRM – Virtual Relationship Management – Addcomm. E-mail: rizzo@addcomm.com.br .

Nenhum comentário: