Ação promove a prática da leitura; livros são doados por moradores.
Seis pontos de leitura estão espalhados pela cidade.
Um grupo de voluntários de Ituiutaba criou o projeto "Biblioteca de Rua". O objetivo é facilitar o acesso dos moradores à leitura. A ação começou há oito meses. No início era apenas um estande, que tinha cerca de 400 livros. Atualmente, são seis pontos de leitura na cidade e mais de três mil exemplares distribuídos.
“A Biblioteca de Rua é coletiva, livre, gratuita e sobrevive de doações”, explicou a idealizadora do projeto Helenice Pereira de Queiroz.
As prateleiras estão espalhadas em pontos da cidade, incluindo locais públicos, como praças e calçadas. Basta pegar, ler e devolver quando puder. “Os livros ficam 24 horas abertos. Não há cadastros, não há taxa, não há ninguém vigiando. É uma biblioteca livre e independente”, informou Helenice Pereira.
Os livros são doados por moradores, muitos anônimos. Os estandes são custeados por empresários. No muro de uma escola centenária, a Biblioteca de Rua faz uma homenagem para a primeira professora da escola: Alzira Alves Vilela Tavares. "A gente quer transformar Ituiutaba em uma cidade mais solidária e mais leitora", disse Helenice.
Os interessados em realizar a doação de livros devem procurar a sede do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ituiutaba, localizada na Rua Dezoito, nº 1193, no Centro.
fonte O Globo 08/06/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário