segunda-feira, outubro 26, 2015

Geladeiras se transformam em 'Bibliotecas' em Vitória

Eletrodomésticos que estavam em desuso foram reaproveitados. 
Leitor pode ler ou levar um livro, desde que coloque outro no lugar


Passatempo dos pensativos, o ato de abrir a porta da geladeira agora pode reservar muitas surpresas. É que alguns desses eletrodomésticos, antes em desuso, foram transformados em verdadeiras estantes repletas de livros. A iniciativa é do projeto "Alimentando o Conhecimento", através do qual o leitor pode ler ou levar um livro, desde que coloque outro no lugar. A novidade pode ser encontrada no Parque Moscoso, no Centro de Vitória, e ao Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais (Ideias), em parceria com a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim. As geladeiras trazem adesivagem temática, ilustrações e a mensagem "Leve um livro, solte a mente, deixe outro, e alimente". “É só chegar, escolher o livro que você quer e levar para casa. Mas a ideia é a seguinte: levar para casa e trazer de volta, ou colocar outro no ligar. Não precisa se cadastrar, fica muito mais fácil. O importante é que o livro circule, que as pessoas leiam e que tenha esse incentivo”, explicou a coordenadora da Biblioteca Municipal de Vitória, Angela Battestin.
Para a presidente do Ideias, Tereza Cristina Romero, o resultado tem sido muito positivo. "Essa ação partiu do nosso grupo de voluntários em comemoração ao Dia Internacional do Livro. Fizemos uma ação interna e o sucesso foi tão grande, que desenvolvemos o projeto para as comunidades utilizarem. A receptividade está muito legal. O projeto está sendo um sucesso, as pessoas estão utilizando bem os livros e só ouvimos elogios, dizendo que essa é uma atitude legal", disse

Nenhum comentário: