quarta-feira, novembro 04, 2015

15 SITES, CURSOS E APLICATIVOS PARA APRENDER PROGRAMAÇÃO

Uma das áreas que mais tem crescido no mercado mundial tem sido a programação. Não é incomum ler notícias que falam que a procura por este tipo de profissionais é maior do que a oferta. Mas para conseguir fazer parte deste mercado você precisa de aprender a…programar!
Por esse motivo, decidi listar aqui alguns cursos, sites e aplicativos que vão te dar algumas dicas de programação. Pelo menos que sirvam para você dar os primeiros passos ou apenas para ter o primeiro contato com esta área tão fascinante.

1. PLAYCODE

PlayCode Harlley
Este curso é desenvolvido pelo professor Harlley Oliveira e conta já com várias centenas de alunos. Nele, você vai aprender a programar do zero e assim criar as suas primeiras linhas de código. Além do seu curso completo, o Harlley ainda oferece um mini-curso no qual você vai conhecer, gratuitamente, algumas dicas que vão ajudar, principalmente, os iniciantes desta área.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO

2. CODE ACADEMY

Code Academy programação
Um dos sites mais antigos de sucesso que ensina a programar. O Code Academy tem como objetivo ensinar programação de forma gratuita e divertida. Para isso, ele conta com aulas interativas e que tornam o ensino de programação mais dinâmico. Ele tem várias histórias de sucesso e está sempre sendo atualizado. No total, ele tem mais de 25 milhões de anos.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CODE ACADEMY

3. KAHN ACADEMY

Khan Academy
O Kahn Academy é um dos site bastante diferente dos restantes desta lista. Isto porque ele tem como objetivo ensinar a você sobre…tudo! Desde economia, política, matemática ou programação. Para começar, você só precisa de selecionar a área que quer estudar, criar sua conta e vai começar a assistir aulas, exercícios e jogos. O seu sucesso é tão grande que ele tem parcerias com o MIT e a Nasa.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O KAHN ACADEMY

4. THE CODE PLAYER

The Code Player
Se você é um iniciante como eu, este site não é o mais indicado. Agora, se você já tem algum conhecimento, ele pode ser uma boa opção. Com o The Code Player, você vai ver outros profissionais programando a partir do zero. Pode, igualmente, ver o código de cada um finalizado também, além de conseguir alternar entre aulas de HTML 5, CSS e JavaScript. Para desbloquear grande parte das funcionalidades, precisa de deixar o seu email.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O THE CODE PLAYER

5. CODE SCHOOL WEBSITE

code school
O conceito deste site é um pouco diferente: ao invés de você ficar assistindo às aulas e depois aplicar o que aprendeu, aqui você coloca logo os seus conhecimentos em prática. Através de erros e acertos, você vai dando os primeiros passos na programação. Existem diferentes “caminhos” disponíveis e os interessados podem escolher se vão aprender Ruby, JavaScript, HTML/CSS, iOS ou Git. Há também um caminho “Electives”, que se concentra mais em estratégias de desenvolvimento.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER CODE SCHOOL

6. HTML 5 ROCKS

HTML 5 Rocks
Tal como o próprio nome indica, o foco do site é o HTML 5. Este projeto, criado pela gigante Google, tem como objetivo ensinar você sobre esta linguagem muito usada no universo móvel, jogos e negócios. O site conta com vários tutoriais, vídeos e textos que vão acelerar o seu aprendizado! E melhor: o conteúdo é grátis e não tem qualquer tipo de bloqueio.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O HTML 5 ROCKS

7. PROGRAMM

Programm
Mais uma opção para quem gosta de sites práticos. O Programm permite que aprender a dar os primeiros passos mas também que evolua os seus conhecimentos atuais, participando em simuladores que permitem escrever códigos e rodar em ambientes móveis, bancos de dados, web e apps. Além disso, você também pode obter certificação como especialista em Java, C ++, C #, Python e PHP através de seu progresso em cursos da plataforma.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROGRAMM

8. CODE AVENGERS

Code Avenger
Caso queria construir páginas da web, aplicativos ou jogos, o Code Avengers é uma ótima ferramenta para desenvolver suas habilidades. Projetado para iniciantes, cada curso leva apenas 12 horas para ser concluído. Desta forma, você vai aprendendo a criar o seu próprio app, jogo ou até site de forma extremamente prática. Todo os passos iniciais são grátis, mas se você quiser se aprofundar, terá que pagar algumas taxas.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CODE AVENGER

9. MIT OPEN COURSEWARE

MIT curso de programação

Se quiser chegar perto do que é estudar no MIT, o melhor que você pode fazer é visitar este site. A plataforma disponibilizou alguns cursos gratuitos e alguns deles permitem que aprenda C++, Java, graphics, animação ou fundamentos em ciências da computação. O site é um pouco confuso, mas com uma pesquisa aprofundada vai chegar lá. Está 100% em inglês.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O MIT OPEN COURSEWARE

10. W3SCHOOLS

W3 Schools
As mais de 40 milhões de visitas que recebe este site todos os meses é a melhor prova de que o seu conteúdo é de extrema qualidade! O W2 School também tem um canal do Youtube no qual você pode aprender várias linguagens de programação. Completamente gratuita e fácil de utilizar.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O W3SCHOOLS

11. HOPSCOTCH

HopScotch para aprender a programar
Este app, completamente grátis para iPad, é ideal para quem está começando, pois ensina os princípios fundamentais da programação. Com o seu sistema de drap and drop fica muito fácil das os primeiros passos. Com o próprio iPad, você consegue criar o seu próprio jogo em apenas algumas horas. Com o iPhone, a única coisa que consegue fazer é jogar esses mesmos jogos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O HOPSCOTCH

12. UDACITY

Udacity para programação
Junte-se a mais de 1 milhão de estudantes que já aprenderam a programar através deste aplicativo disponível para Android. Segundo o próprio site, profissionais do Facebook ou Google já estudaram pelo app. Com ele você vai aprender HTML, Javascript, CSS, Phyton, Java, entre outros.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O UDACITY

Confira, ainda, outros apps para ensinar você a programar:
  • 13. Learning Programmimg: Este app surgiu através de um curso de programação que está a fazer bastante sucesso no Udemy. São um total de 31 textos e 2 horas de vídeo grátis.
  • 14. L2 Code SS: Ideal para você aprender CSS. Cada aula é um grande aprendizado, que vão ensinar você a construir um site a partir do zero. Custa US$ 2.99.
  • 15. Hakitzu: Este app vai ensinar JavaScript através de um jogo muito divertido. Você começa bem devagar mas aos poucos vai sentindo a sua evolução. Funciona para iPhone e iPad e tem um custo de US$ 2.99.
Espero que tenha gostado da lista! Tem mais algum site que gostaria de compartilhar? Coloque ele nos comentários deste artigo!
Abraço,
Luciano Larrossa  Escola Freelancer

Nenhum comentário: