domingo, novembro 15, 2015

Google coloca ordem na bagunça das fotos digitais armazenadas

A criação de algorítimos é um campo fértil de aplicações, um dica  pesquisar sobre algoritmos aplicados ao ambiente de biblioteca.  
É praticamente um nova profissão, com alta remuneração e valor agregado. Requisitos: Não precisa saber programação.
Héberle

9_0NWBUKCI
Intuitivo. Instruções rápidas são suficientes para operar o Google Fotos, que organiza e faz até pequenos vídeos



Algoritmo identifica conteúdo fotografado, como animal ou lugar


A vida ficou mais divertida com câmeras em todos os celulares, a gente filma ou fotografa o tempo todo. O problema vem depois. Quem tem tempo para organizar ou paciência para procurar entre – literalmente – milhares de imagens? A resposta: não precisa. Um serviço lançado pelo Google há alguns meses, e ainda pouco conhecido, oferece armazenado ilimitado de fotos e vídeos, de graça. Mais do que armazenar, o Google Fotos organiza as imagens em álbuns que podem ser acessados com uma beliscada na tela do celular, e separa por locais, atividade, datas, pessoas, animais, entre outras possibilidades.

O aplicativo usa um algoritmo para identificar o conteúdo das imagens, e organiza fotos similares em pastas únicas: cachorro, praia, prédios, trilha etc. Assim, se você quiser mostrar para um amigo todas as fotos do seu animal de estimação, não precisa perder tempo procurando entre centenas. Basta escrever cachorro e pronto, todas as fotos do bicho aparecem, sem que o usuário tenha que renomear arquivos ou taguear as imagens.

“O Fotos é a aposta do Google para revolucionar a forma como a gente armazena e compartilha imagens, assim como foi com o Gmail, alguns anos atrás”, disse o gerente de mídias digitais do Google no Brasil, João Moreno. “Você pode pegar seus álbuns de infância, as fotos do seu celular, do notebook velho que você tinha na faculdade, tudo pode ser colocado dentro do Google Fotos”.
A inteligência do aplicativo é tão impressionante que ele identifica momentos importantes, como viagens, e cria, por conta própria, álbuns para eles, que podem ser acessados deslizando a tela para a esquerda. Assim, se você quiser achar as fotos que tirou em Inhotim no feriado, não precisa rolar todas, basta escrever Inhotim e ele exibe as imagens.

Para achar as fotos no computador ou no tablet, basta entrar em photos.google.com, fazer o login com sua conta e senha do Gmail, e navegar com as mesmas funcionalidades. O Fotos ainda faz gracinhas: monta animações e gifs, cria histórias usando pelo menos cinco imagens à sua escolha, faz filmes, colagens, e ainda adiciona trilha sonora.

Para usar no celular, tem que baixar o aplicativo Google Fotos para Android ou iOS, usando uma conta de Gmail. A partir daí, toda vez que o celular entrar na sua rede Wi-Fi vai automaticamente mandar fotos e vídeos do smartphone para o Fotos, onde ficarão armazenadas na famosa nuvem – um espaço virtual que não é no celular, nem no computador, mas pode ser acessado de qualquer lugar.

Flash
Ninguém é perfeito.
 Poucos dias após o lançamento do Google Fotos, em junho, usuários começaram a reclamar. Em certas situações, o algoritmo confundia pessoas com animais. O Google corrigiu logo.
Dá para perguntar até quando é o jogo

São Paulo
. Que as ferramentas do Google são quase infinitas, ninguém duvida. Mas muitas são pouco exploradas. Para torná-las mais conhecidas, o Google montou uma casa na suíte presidencial do hotel Unique, em São Paulo, e convidou a imprensa a ver como recursos que já existem podem ser integrados ao dia a dia.
FOTO: GOOGLE/DIVULGAÇÃO
01
Ok, Google. Marcelo Corrêa demonstra utilidades do Google Now acionado por voz
Entre os mais impressionantes e menos conhecidos está o Google Now. O assistente pode ser acessado por voz: basta falar “Ok, Google” para o seu celular e perguntar o que quiser. “Onde está passando ‘Perdido em Marte’?” é suficiente para que se abra a programação das salas mais próximas. “Quando é o próximo jogo da seleção brasileira?” Traz a resposta imediatamente.

O sistema aprende, por exemplo, onde é a sua casa ou o seu trabalho. “Ele entende que um endereço para onde você vai todo dia é relevante, e pergunta se quer classificar aquele local como casa, por exemplo”, explicou Marcelo Corrêa, da equipe do Google Brasil. Depois, você pode perguntar quanto tempo vai levar até o trabalho sem informar nenhum endereço. 

Nenhum comentário: