sexta-feira, novembro 13, 2015

Pousada amazonense Uacari conquista prêmio internacional de sustentabilidade concedido pela WTM

Foto de: Edu Coelho
Foto de: Edu Coelho
Brasília – Um estabelecimento brasileiro foi premiado na edição 2015 do World Responsible Tourism Awards, concedio pela World Travel Market (WTM). O evento aconteceu durante uma das mais importantes feiras do setor turístico, em Londres, na Inglaterra. A pousada flutuante Uakari, localizada no Amazonas, ganhou o prêmio na categoria “Best for Poverty Reduction”.
Luciana Cobra, responsável pela gestão operacional, representou o empreendimento na premiação. Segundo ela, ganhar um prêmio mundial de turismo responsável ajuda a inspirar outras iniciativas brasileiras e fortalecer a crença de que um turismo responsável é possível.
“Não há outro caminho que não seja a sustentabilidade, que não seja a procura pela utilização equilibrada dos recursos de forma que todas as gerações que nos sucedam possam desfrutar de um mundo bom de se viver. Muitos turistas já têm essa consciência, e a tendência é que esta forma de pensar tenha cada vez mais adesão. Quando um turista escolhe entre duas ou mais experiências é provável que ele considere aquela que tem a responsabilidade socioambiental como parte de seus valores e ações”, explica ela.
pousda
Defensor da propagação do turismo sustentável no Brasil, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, participou recentemente de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, e reforçou a importância da abertura do País para novos investimentos que aumentem a importância deste segmento, com tanto potencial.
“Esse prêmio mostra como o turismo sustentável pode transformar a economia de todo o Brasil. O turismo de natureza tem uma capacidade enorme de gerar emprego e renda nos destinos, proporcionando à comunidade local ganhos de até 65% do custo total da viagem, enquanto o impacto gerado pelo Turismo convencional é de 20%”, destacou Lummertz.
Pousada Uacari

 Criada em 1998, a Pousada Uacari é administrada por meio de gestão compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as comunidades da Reserva Mamirauá. O empreendimento visa gerar renda para moradores locais e contribuir para a conservação dos recursos naturais. Dez comunidades da Reserva Mamirauá, no Amazonas, gerenciam funcionários, prestadores de serviços e vendedores de produtos.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma unidade de conservação estadual com uma extensão de 1.124.000 hectares, situada entre os rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná, sendo a maior área de mata de várzea protegida do mundo. Apenas 4% da Amazônia brasileira é área de várzea e a Reserva Mamirauá possui um papel-chave na proteção desse ecossistema.
Foto de: Edu Coelho
Foto de: Edu Coelho

World Responsible Tourism Awards

Essa foi a 12ª edição do prêmio de turismo responsável da WTM, que contou com 13 categorias. No ano passado, com a candidatura apoiada pela Embratur, Bonito (MS) recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo. A cidade foi escolhida pelo desenvolvimento de um sistema de controle do número de turistas que visitam as belezas naturais da região. O controle é feito por meio de um voucher digital que registra o nome do turista e as atrações que ele pretende visitar.

Fonte: Embratur

Nenhum comentário: