domingo, novembro 08, 2015

Diálogos entre artesãs do doce e xilogravadores

Artista aproxima saberes das doceiras do Sul de Minas ao dos gravadores da cidade de Bezerros, em Pernambuco


B-WFB2U
Matrizes, xilogravuras, cordel e doces do Sul de Minas estão em exposição


De fevereiro a maio deste ano, Lucas Dupin esteve na estrada entre o município de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas Gerais, e a cidade de Bezerros, em Pernambuco. Na primeira, ele manteve contato com a produção de doces baseada numa técnica de entalhe da superfície do mamão verde, o que torna o resultado das doceiras esteticamente mais atrativo. Já no segundo local, ele visitou o ateliê da família Borges, conhecida pela produção de xilogravuras.
A partir desses encontros, ele propôs uma aproximação entre essas duas atividades, o que deságua na exposição “Entre-Relevos”, em cartaz na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium. No local, estão expostas xilogravuras e suas matrizes, doces, literatura de cordel e áudios que refletem esse diálogo considerado por Dupin bastante rico.
“O que eu fiz foi levar o saber de um até o outro. A partir disso, por exemplo, J. Borges, que mora em Bezerros, escreveu um cordel sobre a histórias das doceiras. Enquanto outros artistas da família dele compuseram xilogravuras inspiradas na experiência delas. Houve a intenção de se deslocar o repertório de imagens que fazem parte do imaginário nordestino para o dessas artesãs do Sul de Minas”, diz.

Por outro lado, as doceiras também passaram a gravar, na superfície do fruto usado em suas receitas, outros desenhos sugeridos após o conhecimento do ofício desse grupo de gravadores pernambucanos.
“Elas também começaram a fazer algumas imagens completamente distintas daquelas que elas vinham trabalhando nas superfícies dos doces, o que sugere outra forma de deslocamento. O interessante desse processo é que, logo após eu apresentar a cada um o que eles faziam, houve o reconhecimento rápido das afinidades entre os dois segmentos”, conclui Dupin.
Serviço. Mostra “Entre-Relevos”, de Lucas Dupin. Até 25/11, na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro). Visitação: De 3ª a dom., das 9h às 21h. Entrada gratuita.

Nenhum comentário: