domingo, novembro 08, 2015

Biblioteca Infantil Aglaé Fontes celebra 41 anos de história

Há 41 anos surgia uma das principais instituições formadoras de pequenos leitores em Sergipe. Fundada no dia 29 de outubro de 1974, a Biblioteca Infantil Aglaé Fontes Alencar (Biafa) permanece ativa e cumpre um papel fundamental quando se trata de incentivo à leitura. Com atividades que dialogam com o saber cultural, a unidade da do Governo do Estado tem se destacado nos últimos anos, atraindo cada vez mais crianças para seus espaços.
Sendo a única biblioteca pública sergipana voltada exclusivamente para o público infantil, a Biafa recebe mensalmente cerca de 350 crianças, sendo que, nos meses de abril e outubro este número chega a triplicar. Em abril a biblioteca celebra o Dia do Livro Infantil, enquanto no mês de outubro são comemoradas diversas datas, dentre elas, o Dia das Crianças, o Dia do Livro e o próprio aniversário da Biafa.
Atualmente a biblioteca abriga um acervo com mais de 11 mil livros infantis e infantojuvenis, sendo que, 4.500 destes são histórias em quadrinhos com exemplares datados desde a década de 1960. Todas as edições estão disponíveis de forma gratuita para o público em geral.
Diretora da Biafa desde 2007, Cláudia Stocker considera a biblioteca como um dos principais espaços voltados para o público infantil, tendo uma importância significativa dentro de Sergipe. "Nossa intenção é incluir as crianças no universo literário, e fazemos isso diariamente a partir das atividades que desenvolvemos, seja com contações de histórias, mediações de leitura que começamos a fazer este ano ou em oficinas com convidados. Nós buscamos sempre que a criança aproveite da melhor forma o nosso ambiente".
Parceria com contadores
Uma das principais atividades da biblioteca é a contação de histórias. De acordo com Cláudia, ela pode ser considerada o "carro-chefe" da Biafa, e para que essas atividades sejam desenvolvidas com frequência, a parceria com os contadores é fundamental.
"Há oito anos nós mantemos essa parceria com os contadores de histórias, eles estão constantemente nos ajudando com as atividades, ao mesmo tempo em que o nosso espaço serve de vitrine para muitos deles", explica Cláudia.
Parceira da Biafa, a contadora de histórias, Anna Cristina Souza disse que conheceu a Biblioteca Infantil ao participar de um projeto onde as crianças tinham oportunidade de conhecer autores, ilustradores e ouvir histórias, o que a deixou encantada.
"A biblioteca tem levado para crianças da comunidade e de diversas escolas um serviço de alta qualidade e informação através da contação de histórias, oficinas e empréstimo dos livros. Fico feliz em ser amiga da biblioteca e orgulhosa em ser parceira desta instituição. Gostaria de parabenizar a todos os funcionários pela excelente administração e preocupação em dar o melhor para o público da biblioteca", contou Anna.
Biafa
A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa) foi inaugurada como anexo da Epifânio Dória no dia 29 de outubro de 1974. A professora Aglaé Fontes foi a sua primeira coordenadora. Em 1985, a Biafa foi desvinculada, diversas transformações foram realizadas e, após duas reformas, a biblioteca ganhou sua forma atual. 
por Agência Sergipe

Nenhum comentário: